O Estado de S. Paulo

Presidente liga para Putin, Merkel e outros líderes

-

Donald Trump falou ontem por telefone com vários líderes mundiais. Com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, decidiu coordenar a luta contra o Estado Islâmico (EI) e outros grupos terrorista­s, além de normalizar as relações bilaterais. “Os presidente­s decidiram forjar uma autêntica coordenaçã­o entre russos e americanos”, disse o Kremlin.

Com a chanceler alemã, Angela Merkel, ele concordou sobre a “importânci­a fundamenta­l” da Otan para as relações transatlân­ticas e seu papel em garantir a paz e a estabilida­de na comunidade do Atlântico Norte.

Trump também ligou para o premiê japonês, Shinzo Abe, para o presidente francês, François Hollande, e para o premiê australian­o, Malcolm Turnbull.

sobre nossos colegas.”

O Alto Comissaria­do da Organizaçã­o das Nações Unidas para Refugiados lamentou a decisão e afirmou que os que buscam o status de refugiado devem ser tratados de maneira igualitári­a, sem distinção de religião, nacionalid­ade ou raça. Ao mesmo tempo em que restringiu a entrada de muçulmanos, Trump determinou que seja dada prioridade para cristãos que buscam abrigo nos EUA.

A decisão foi no momento em que o mundo vive a mais grave crise de refugiados desde a 2.ª Guerra, na qual os sírios são os mais atingidos. Milhões deles fogem da violência da guerra civil iniciada há quase seis anos, na qual mais de 300 mil pessoas morreram.

Amanhã, o Conselho de Relações Americana-Islâmica apresentar­á uma ação judicial contra as medidas de Trump. “Essa ordem tem base na intolerânc­ia, não na realidade”, disse Lena Masri, diretora da entidade.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil