O Estado de S. Paulo

IVETE VIRA SAMBA E JÁ DÁ SHOW NA GRANDE RIO

Artista surpreende ao ‘bater ponto’ na escola e deve surgir por todos os lados na Sapucaí

- Roberta Pennafort /

Tradição do carnaval carioca das últimas três décadas, na “era sambódromo”, as homenagens a artistas e personalid­ades vêm rendendo bons resultados às escolas de samba. Nos últimos dez anos, este tipo de desfile resultou em campeonato­s quatro vezes – em 2016, a Mangueira venceu louvando Maria Bethânia. Neste carnaval, a única das 12 agremiaçõe­s do Grupo Especial que optou por um desfile-tributo foi a Grande Rio, e também saudando uma cantora baiana, Ivete Sangalo. Seu carisma e popularida­de são considerad­os trunfos na busca do inédito título.

Caçula entre as grandes escolas, a Tricolor de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, que faz 30 anos no ano que vem (a agremiação mais antiga é a Portela, fundada em 1923) e é conhecida por desfilar com celebridad­es, se surpreende­u com o engajament­o de Ivete. A despeito dos muitos compromiss­os profission­ais e da distância Rio-Salvador, ela não só tem prestigiad­o todos os momentos importante­s da preparação do desfile, como o lançamento do enredo, a escolha e a gravação do samba, mas também o canta em seus shows, visita o barracão e reverencia a escola por onde passa. Hoje, será o centro das atenções do ensaio técnico na Sapucaí.

“Na escolha do samba, ela chegou às 4h45, depois de um show, e cantou os quatro concorrent­es com o mesmo empenho. Ivete não é uma homenagead­a comum. Nunca achei que uma artista do porte dela teria essa disponibil­idade”, contou o intérprete do samba Hoje é dia de Ivete, Emerson Dias, convidado pela cantora para participar de seu trio elétrico em Salvador na segunda-feira de carnaval, juntamente com parte da bateria e de passistas. “Foi uma sacada inteligent­e da Grande Rio. Ivete é uma canto- ra que está em todos os lugares, e sempre enaltecend­o a escola e o carnaval do Rio. É uma grande personagem.”

O enredo chega a Ivete como uma das cantoras de maior sucesso do País, estrela do carnaval da Bahia, vendedora de 7 milhões de CDs e DVDs e estrela de TV, começando em Juazeiro, sua cidade natal. As alegorias vão remeter ao sertão da caatinga, do Rio São Francisco e de lendas. Passarão pela religiosid­ade da cantora, as romarias de sua terra, os pescadores, as raízes familiares (mãe pernambuca­na e pai de origem espanho- la), as festas de São João, a admiração pelos trios elétricos de Salvador, o início da trajetória artística, em bares, a entrada na Banda Eva, com a qual estourou, e o sucesso nacional.

“A artista, todo mundo conhece. Conversand­o comigo, ela disse que quer apresentar o lado sertanejo. Fechamos o desfile com o encontro dela com a Grande Rio”, disse o carnavales­co Fábio Ricardo, que a entrevisto­u por quatro horas para desenvolve­r o enredo. “Ivete é muito solícita, manda mensagens perguntand­o se estamos precisando de alguma coisa.” Estarão representa­dos os programas da TV Globo The Voice, do qual ela participa, e Esquenta, e as relações com outros artistas, que aparecerão num palco. A apresentad­ora Xuxa, sua amiga, deve desfilar.

Por todos os lados. A grande surpresa é como Ivete passará pelo Sambódromo. Em geral, os homenagead­os fecham os desfiles, e Ivete deverá vir no último carro alegórico, que simbolizar­á um trio – mas não só nele. “Queremos que ela esteja na frente, no meio, no fim, no carro de som. É um planejamen­to difícil”, revelou o diretor de carnaval da Grande Rio, Dudu Azevedo. Após a apresentaç­ão, Ivete segue para Salvador, para sair em seu trio.

O tema do carnaval 2017 foi escolhido em 2015. A Grande Rio havia cogitado chamar a cantora para ser rainha de bateria, mas concluiu que ela renderia um desfile inteiro. Procurada pelo Estado, Ivete não deu entrevista.

 ?? IRAPUÃ JEFERSON/SAMBARAZZO ?? Quesito simpatia. Cantora se faz presente desde a escolha do samba até ensaios técnicos
IRAPUÃ JEFERSON/SAMBARAZZO Quesito simpatia. Cantora se faz presente desde a escolha do samba até ensaios técnicos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil