O Estado de S. Paulo

Serena supera irmã e atinge marca histórica

Americana é hepta em Melbourne e se torna a maior vencedora de Grand Slams da era moderna, com 23º troféu

-

As irmãs Williams voltaram a decidir um Grand Slam depois de oito anos, e o nervosismo delas era claro na final do Aberto da Austrália, ontem, em Melbourne. No fim, um longo abraço para selar o jogo histórico. Mais inspirada, Serena venceu Venus por 2 sets a 0, com um duplo 6/4, e faturou o sétimo título do torneio.

“Ela é a única razão para eu estar aqui, motivo da existência das irmãs Williams, a minha maior inspiração, a razão para eu ter vencido 23 Grand Slams. É a melhor pessoa do mundo. Eu não gosto da palavra retorno para ela, no ano que vem, Venus estará aqui novamente. A vida não seria possível sem a minha família”, exalta a campeã.

Serena, ao ganhar da irmã mais velha pela 17.ª vez no cir- cuito da WTA, conquistou o 23.º título de Grand Slam da carreira, superando Steffi Graf como maior vencedora da era aberta do tênis. Ela tem apenas uma taça a menos que a australian­a Margaret Court, que jogou nas décadas de 1960 e 1970.

Foi o 72.º título de Serena na carreira. Com a taça em mãos, ela ultrapasso­u a alemã Angelique Kerber, de quem havia perdido na final do ano passado, na ponta do ranking mundial. Mas sua lista de feitos não para por aí. Serena é a mulher mais velha campeã de um Grand Slam (35 anos e 125 dias), a tenista que reinou por mais tempo (entre o primeiro troféu e o mais recente título de Grand Slam se passaram 17 anos e quatro meses), a atleta com melhor aproveita- mento em finais na era profission­al (ganhou 23 títulos em 29 decisões). É, ainda, quem mais venceu partidas, com 316 triunfos em torneios desse nível.

A partida tinha grande significad­o para as irmãs. Foi o 28.º duelo entre elas, a nona final de Grand Slam. Ao que tudo indica, a última. Venus não chegava a uma grande final desde 2009, quando foi vice-campeã em Wimbledon. Em 2008, faturara o seu último título major. Aos 36 anos, parece já estar próxima da aposentado­ria, ainda que em Melbourne tenha provado que tem muito tênis para mostrar. São esses os fatos que entrarão para a história na segunda final entre as irmãs Williams no Aberto da Austrália, na reedição de 2003, com o mesmo desfecho.

 ?? THOMAS PETER/REUTERS ?? Soberana. Campeã, Serena Williams ultrapassa Steffi Graf
THOMAS PETER/REUTERS Soberana. Campeã, Serena Williams ultrapassa Steffi Graf

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil