O Estado de S. Paulo

A história do Netflix

-

Antes de ser uma gigante do streaming, a Netflix começou como locadora online. Fundada em 1997 por Reed Hastings e Marc Randolph, a empresa alugava DVDs por US$ 2,99, em empréstimo­s de uma semana – os discos eram enviados pelo correio.

Sem sucesso, a empresa criou em 1999 um serviço de assinatura mensal: por um valor fixo, o usuário poderia escolher quantos DVDs quisesse assistir – e, ao devolvê-los, tinha a chance de escolher novos títulos. Em 2002, a empresa abriu seu capital na Nasdaq, levantando US$ 82,5 milhões.

Foi só em 2007, no entanto, que a Netflix lançou seu modelo de negócios revolucion­ário: o streaming. Inicialmen­te, porém, o serviço de vídeo pela internet era um adicional do plano de envio de DVDs. Nos anos seguintes, a empresa fez parcerias com fabricante­s para inserir seu serviço em TVs conectadas, smartphone­s, e videogames, além de iniciar sua expansão global – no Brasil, o serviço chegou em 2011.

Dois anos depois, a empresa criou mais um pilar de sua estratégia de negócios: a produção de conteúdo original, com a série ‘House of Cards’. No início de 2016, o serviço chegou a mais de 190 países – não está só na China, Cuba, Síria e em partes da Rússia. O Netflix tem 93 milhões de assinantes em todo o mundo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil