O Estado de S. Paulo

SAG e suas coincidênc­ias com o Oscar

Será hoje a entrega do prêmio do Sindicato dos Atores, conhecido por antecipar os escolhidos pela Academia

- Luiz Carlos Merten NA DISPUTA

É a 23.ª edição do SAG Award. O prêmio do Screen Actors Guild, o Sindicato de Atores dos EUA, contempla interpreta­ções em cinema e TV, filmes e séries. Ao longo dessas mais de duas décadas, não apenas o SAG Award, mas também os prêmios dos demais sindicatos acabaram por substituir o Globo de Ouro, da Associação dos Correspond­entes Estrangeir­os de Hollywood, como indicativo­s do Oscar. O SAG faz sua festa de premiação nesta noite, 29. Será apresentad­a no Brasil pelo TNT, a partir das 23h.

Quem levar o SAG Award tem boas chances de ganhar também o prêmio da Academia de Hollywood em 26 de fevereiro. Mas há um problema. Sendo um prêmio corporativ­o, o SAG destaca atores sindicaliz­ados, preferenci­almente norte-americanos. Isabelle Huppert ganhou o Globo de Ouro de atriz – por Elle, de Paul Verhoeven – e está indicada para o prêmio da Academia, mas seu nome não está entre as cinco finalistas do SAG. Na verdade, apenas três das cinco indicadas para o Oscar da categoria também estão no SAG – Emma Stone, por La La Land; Meryl Streep, por Florence – Quem É Essa Mulher?; e Natalie Portman, por Jackie. A elas, somam-se, na premiação do SAG, Amy Adams, por A Chegada, e Emily Blunt, por A Garo- ta do Trem. No Oscar, são substituíd­as pela já citada Isabelle e por Ruth Negga, por Loving, marcando o retorno das afroameric­anas à disputa.

Na categoria ator, os cinco indicados para o Oscar e o SAG são os mesmos – Andrew Garfield, por Até o Último Homem; Casey Affleck, por Manchester à Beira-Mar; Denzel Washington, Um Limite Entre Nós; Ryan Gosling, La La Land; e Viggo Mortensen, Capitão Fantástico. São duas favas contadas na premiação desta noite – Casey e Emma, a menos que o sindicato queira marcar uma posição cont r a o p r e s i d e n t e Donal d Trump, e aí a ‘superestim­ada’ Meryl, como a chamou o atual ocupante da Casa Branca, leva, na expectativ­a de que faça outro discurso recolocand­o o homem mais poderoso do mundo no seu devido lugar.

No Oscar e no prêmio do sindicato, as indicadas para coadju- vante também são as mesmas, e três são negras, excepciona­is atrizes – Naomie Harris, por Moonlight – Sob a Luz do Luar; Octavia Spencer, por Estrelas Além do Tempo e Viola Davis, por Um Limite Entre Nós. Completam as listas Michelle Williams, por Manchester, e Nicole Kidman, por Lion – Uma Jornada para Casa. Na categoria atores coadjuvant­es, quatro também são os mesmos nas duas listas – Dev Patel, por Lion; Jeff Bridges, Capitão Fantástico Um Limite Entre Nós Até o Último Homem Manchester à Beira-Mar Moonlight

Casey Affleck ( Manchester à Beira-Mar) Andrew Garfield ( Até o Último Homem) Ryan Gosling ( La La Land) Viggo Mortensen ( Capitão Fantástico) Denzel Washington ( Um Limite Entre Nós)

Amy Adams ( A Chegada) Emily Blunt ( A Garota no Trem) Natalie Portman ( Jackie)

por A Qualquer Custo; Lucas Hedges, por Manchester; e Mahershala Ali, por Moonlight. Hugh Grant, por Florence, fecha a lista dos indicados no Oscar. No SAG Award, é Michael Shannon, por Loving. Só no SAG existe a categoria melhor elenco em filme – Capitão Fantástico, de Matt Ross; Cordas, de Denzel Washington; Estrelas Além do Tempo, de Theodore Melfi; Manchester à BeiraMar, de Kenneth Lonergan; e Moonlight, de Barry Jenkins. No Emma Stone ( La La Land) Meryl Streep (Florence: Quem É Essa Mulher?)

Mahershala Ali ( Moonlight) Jeff Bridges ( A Qualquer Custo) Hugh Grant ( Florence: Quem É Essa Mulher?) Lucas Hedges ( Manchester à Beira-Mar) Dev Patel ( Lion)

Viola Davis ( Um Limite Entre Nós) Naomie Harris ( Moonlight) Nicole Kidman ( Lion) Octavia Spencer ( Estrelas Além do Tempo) Michelle Williams ( Manchester à Beira-Mar)

que se refere à TV, existe a mesma categoria, mas dividida entre séries de drama e comédia. Na primeira, concorrem os elencos de The Crown, Downton Abbey, Game of Thrones, Stranger Things e Westworld, que tem a participaç­ão de Rodrigo Santoro. Na segunda, The Big Bang Theory, Black-Ish, Modern Family, Orange Is the Black e Veep. Como Meryl Streep, Kevin Spacey é um eterno indicado por House of Cards. E façam suas apostas.

 ?? DAVID LEE/AP ?? ‘Um Limite Entre Nós’. Denzel e Viola, indicados para o Oscar na volta dos negros ao prêmio
DAVID LEE/AP ‘Um Limite Entre Nós’. Denzel e Viola, indicados para o Oscar na volta dos negros ao prêmio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil