O Estado de S. Paulo

Operador de ex-governador do Rio é preso

- Fábio Grellet /

Apontado como um dos principais operadores financeiro­s do esquema de lavagem de dinheiro supostamen­te liderado pelo ex-governador do Rio Sérgio Cabral (PMDB), o agente fazendário Ary Ferreira da Costa Filho, de 55 anos, foi preso ontem, enquanto dirigia pela Rodovia Presidente Dutra, no Rio.

A prisão de Costa Filho, conhecido como Sombra, havia sido decretada pelo juiz federal Marcelo Bretas, da 7.ª Vara Federal Criminal, em um desdobrame­nto da Operação Calicute, que resultou na prisão de Cabral. A Polícia Federal chegou a ir à casa do agente fazendário, na Barra da Tijuca (zona oeste do Rio), ontem de manhã, mas não o encontrou.

A Polícia Rodoviária Federal recebeu a informação de que Costa Filho trafegava pela Dutra e montou o bloqueio para tentar localizá-lo. Quando foi identifica­do, o agente fazendário estava acompanhad­o por uma mulher.

O suposto envolvimen­to de Costa Filho com um esquema criminoso foi descoberto pela polícia a partir de depoimento prestado por um empresário dono de concession­árias de veículos. Ele afirma que, como agente fazendário, Costa Filho recebia propina em troca de facilitar fraudes ao Imposto sobre Circulação de Mercadoria­s e Serviços (ICMS), cuja cobrança cabe ao Estado. Ele também é acusado de lavar dinheiro para o ex-governador Cabral, de quem é amigo há mais de 20 anos.

Cabral chegou a fazer campanha para a mulher de Costa Filho, Michele dos Santos Linhares, quando ela se candidatou a vereadora em São João de Meriti. Michele recebeu 1.969 votos e não foi eleita. Em 2016, ela se candidatou mais uma vez e obteve 1.835 votos, insuficien­tes para elegê-la.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil