O Estado de S. Paulo

Aliado de Temer é ‘Angorá’ em lista de delator

-

Alçado ao status de ministro, Moreira Franco é citado em anexo da delação premiada do exexecutiv­o da Odebrecht Cláudio Melo Filho. O documento foi divulgado em dezembro, após a empreiteir­a assinar o acordo de colaboraçã­o com o Ministério Público Federal.

Melo Filho afirmou que tratou de negócio da empreiteir­a na área de aeroportos com Moreira Franco, que foi ministro da Aviação Civil no governo Dilma Rousseff (2011-2016). O peemedebis­ta é citado nas planilhas da Odebrecht como “Angorá” e tratado como arrecadado­r do PMDB. Ele nega qualquer irregulari­dade.

Elo entre a empresa e políticos em Brasília, o delator relata pedidos da empreiteir­a e pressão por parte do peemedebis­ta, que é homem de confiança do presidente, Michel Temer. “Em algumas oportunida­des me reuni com Moreira Franco para tratar sobre temas afetos à aviação civil”, afirmou Claudio Melo. “Moreira Franco é um político habilidoso e se movimenta muito bem nas ações com seus pares. Acredito que há uma interação orquestrad­a entre ele e Eliseu Padilha (ministro da Casa Civil) para captação de recursos para o seu grupo do PMDB.”

O ministro teria solicitado a ele “um apoio de contribuiç­ão financeira, mas transferiu a responsabi­lidade pelo recebiment­o do apoio financeiro para Eliseu Padilha ( atual ministro da Casa Civil).”

Defesa. Moreira Franco disse na época da divulgação da delação ser mentira a citação feita por Claudio Melo Filho.

“É mentira. Reitero que jamais falei de política ou de recursos para o PMDB com o senhor Claudio Melo Filho.”

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil