O Estado de S. Paulo

Trump inclui ação militar entre opções contra o Irã, que diz ignorar ‘novato’

-

O presidente americano, Donald Trump, disse ontem que “todas as opções estão sobre a mesa para lidar com o Irã”, um dia depois de seu assessor de Segurança Nacional, Michael Flynn, ter dado uma “advertênci­a formal” ao país por testar um míssil balístico no início da semana. Após a declaração, que dá a entender que a Casa Branca considera a possibilid­ade de uma retaliação militar contra os iranianos, líderes republican­os no Congresso disseram defender novas sanções contra Teerã.

O governo iraniano reagiu contestand­o a experiênci­a de Trump como presidente e alertou aos Estados Unidos que desempenha um papel crucial na luta contra o Estado Islâmico na Síria e no Iraque.

Antes de subir o tom contra Teerã, Trump respaldou, por meio de sua conta no Twitter, as declaraçõe­s de Flynn e vinculou o teste – que, segundo os Estados Unidos, viola uma resolução do Conselho de Segurança da ONU – ao acordo nuclear assinado por Barack Obama.

“O Irã foi formalment­e advertido por ter lançado um míssil balístico. Deveria agradecer ao desastroso acordo que os Estados Unidos assinaram com eles”, afirmou Trump. “O Irã estava exausto e quase desabando até que chegaram os Estados Unidos e o salvaram com o acordo: US$ 150 bilhões.”

O teste com o míssil balístico foi feito após Trump barrar a entrada nos Estados Unidos de cidadãos de sete países muçulmanos, entre eles o Irã. Flynn não deu mais detalhes sobre quais serão as consequênc­ias práticas, mas o alerta de que “todas as opções estão sobre a mesa” costuma indicar que uma ação militar é possível. Reação. “A advertênci­a do governo americano ao Irã é sem fundamento e provocativ­a”, respondeu o porta-voz da chancelari­a iraniana, Bahram Ghasemi, citado pela agência estatal Irna. “Essa advertênci­a ocorre em um momento em que os esforços do Irã no combate aos grupos terrorista­s no Oriente Médio são conhecidos por todos. É lamentável que a administra­ção americana ajude na prática os grupos terrorista­s, repetindo as mesmas observaçõe­s sem fundamento e adotando medidas incabíveis.”

Um assessor do líder supremo iraniano, o aiatolá Ali Khamenei, disse ao jornal The New York Times que as declaraçõe­s de Trump deveriam ser ignoradas por virem um “líder inexperien­te”. Na véspera, o ministro da Defesa iraniano, general Hossein Dehghan, confirmou a realização de um teste de míssil, denunciado pelos Estados Unidos, e afirmou que isso não constitui uma violação do acordo nuclear.

Congresso. Líderes do Partido Republican­o no Congresso disseram ser favoráveis a novas sanções contra o Irã para impedir que o país teste mais mísseis balísticos. O presidente da Câmara dos Representa­ntes, o republican­o Paul Ryan, disse que os Estados Unidos deveriam parar de ser “apaziguado­res”. “Eu seria favorável a novas sanções ao Irã”, disse Ryan.

Parlamenta­res envolvidos na Comissão de Assuntos Exteriores disseram que negociam com a Casa Branca uma maneira de pressionar o Irã o máximo possível, mas sem arruinar o acordo assinado em 2015, que interrompe­u a produção de material nuclear no país.

“Há muitas coisas que podemos fazer antes”, disse o senador Bob Corker. “O Comitê está nos estágios iniciais de montar uma legislação para verificar o cumpriment­o do acordo nucl e a r . ” Ai nda segundo Corker, Trump poderia, por exemplo, sancionar leis aprovadas pelo Congresso e vetadas por Obama após a assinatura do acordo. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, continua imprevisív­el com seus aliados. Ontem, ele mudou de opinião e pediu que Israel interrompa a construção de novos assentamen­tos na Cisjordâni­a. Em comunicado, a Casa Branca disse que, embora os assentamen­tos não sejam um empecilho para a paz, a construção de novas colônias ou a expansão das já existentes para além das fronteiras

 ?? PABLO MARTINEZ MONSIVAIS/AP ?? Duas rodas. Trump recebe executivos da fábrica americana de motociclet­as Harley-Davidson no jardim de Casa Branca
PABLO MARTINEZ MONSIVAIS/AP Duas rodas. Trump recebe executivos da fábrica americana de motociclet­as Harley-Davidson no jardim de Casa Branca

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil