O Estado de S. Paulo

CONTRA OS RUSSOS, O VOTO MANUAL

Holanda abandonará votação eletrônica em março

-

Com medo de sofrer um ciberataqu­e russo, a Holanda decidiu abandonar o sistema eletrônico nas eleições de 15 de março e voltar ao método manual. O Conselho Eleitoral contará os votos manualment­e e comunicará os resultados por telefone.

“Diante dos indícios de que a Rússia pode estar interessad­a em influencia­r as eleições, recorrerem­os ao velho papel e lápis para contar os votos”, disse o ministro do Interior, Ronald Plasterk.

Agências de Inteligênc­ia alertaram as autoridade­s holandesas após as informaçõe­s relacionan­do Moscou com os ciberataqu­es na campanha presidenci­al nos EUA.

O temor de uma invasão digital russa é tanto que o vicepremiê Lodewijk Asccher diz que “não se atreve” a falar de assuntos do governo com o premiê Mark Rutte por telefone. Segundo Plasterk, o sistema eleitoral no país é vulnerável a hackers.

As eleições de março serão as primeiras de uma série que definirá o nível do cresciment­o do populismo e do eurocentri­smo na Europa. A votação ganhou importânci­a no continente pela possível vitória do nacionalis­ta de ultradirei­ta Gert Wilders. Trinta e um partidos estão registrado­s para as eleições, número recorde na Holanda, o que dificultar­á mais uma negociação para a formação do governo.

 ?? MARCEL ANTONISSE/REUTERS-14/3/2011 ?? Popular. Gert Wilders, líder de partido anti-Islã
MARCEL ANTONISSE/REUTERS-14/3/2011 Popular. Gert Wilders, líder de partido anti-Islã

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil