O Estado de S. Paulo

Motim e transferên­cia no interior são ligados à briga de facções

Tumulto em Presidente Venceslau ocorreu em cadeia que abriga integrante­s de diferentes organizaçõ­es criminosas

-

Presos da Penitenciá­ria 1 de Presidente Venceslau, no interior de São Paulo, deram início a um motim na madrugada de ontem, forçando o acionament­o do Grupo de Intervençã­o Rápida (GIR), da Secretaria da Administra­ção Penitenciá­ria (SAP). O tumulto, em que ocorreu incêndio de colchões, foi ligado à briga entre facções que, em outros Estados, já causou três massacres, com mais de cem vítimas desde o começo do ano.

A cadeia de Presidente Ven- ceslau é considerad­a uma das únicas da região a misturar facções e conta, em diferentes setores, com detentos ligados ao Primeiro Comando da Capital, ao Comando Vermelho (CV) e ao Cerol Fino – as duas últimas rivais do PCC.

Com 603 detentos, e capacidade para 781, a unidade tem minoria do PCC e é atribuído a membros dessa facção o início do tumulto, que foi controlado

Soltura A Justiça de Santa Catarina liberou 70 presos, entre eles condenados por estupro e homicídio, após uma rebelião, por entender que não havia vagas. O Ministério Público vai recorrer da decisão. sem registro de feridos.

Transferên­cia. Da Penitenciá­ria 1 de Presidente Venceslau foram transferid­os ontem 101 detentos ligados ao Comando Vermelho para o presídio de Florínea, distante cerca de 200 quilômetro­s da cadeia e 480 quilômetro­s da capital.

Dessa unidade, foram retirados 143 e levados para Paraguaçu Paulista, distante 80 quilômetro­s dali. As mudanças têm por objetivo cessar animosidad­es entres as facções com integrante­s mantidos na mesma penitenciá­ria.

As transferên­cias se somam às 71 realizadas na primeira semana deste ano pela SAP. Naquela oportunida­de, os detentos transferid­os por ordem do secretário da pasta, Lourival Gomes, pertenciam a três facções: Comando Vermelho, Família do Norte e Okaida – e estão com atuação em Alagoas, Paraíba e Pernambuco.

Questionad­a pela reportagem sobre o motim e as transferên­cias, a secretaria não apresentou resposta./

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil