O Estado de S. Paulo

RN tem uma morte a cada três horas e meia e bate recorde

-

A cada três horas e meia do mês passado, uma pessoa foi assassinad­a no Rio Grande do Norte. O número de homicídios, cuja maioria teve uma ou mais armas de fogo como instrument­o causador, chegou a 208. No mesmo período do ano passado fo-

Na prática, a solenidade de ontem deve tornar mais ágil a implementa­ção de um núcleo de inteligênc­ia, que deverá permitir a troca de informaçõe­s entre autoridade­s municipais, estaduais e federais para monito- ram 147 assassinat­os. O aumento no período chegou a 41,5%.

O massacre em Alcaçuz contribuiu para o aumento, mas não explica todo o cenário. “Continua a sequência de violência iniciada em 2016. A escassez de investimen­tos causa mais violência e criminalid­ade”, analisou o especialis­ta em segurança pública Ivênio Dieb Hermes. Amanhã, as Forças Armadas deixam a cidade após 15 dias. ramento das áreas mais violentas. Não foi informado, porém, quando ocorrerão operações específica­s a serem desenvolvi­das pelas polícias e pelas tropas da Força Nacional, que já estão no Estado.

O Ministério informou que poderá haver reforço no efetivo. “A ideia é que, a partir da integração que haverá, a Força Nacional passe a ter uma ação também preventiva nas operações específica­s que venham a ser montadas nos Estados, sempre em conjunto com as polícias e demais organismos federais e estaduais”, declarou a pasta em nota.

Parte da tropa foi deslocada para as imediações da Peniten-

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil