O Estado de S. Paulo

Pará libera garimpo ao lado de Belo Monte

Autorizaçã­o para canadense extrair ouro na região do Xingu ignora parecer da Funai

- André Borges /

O governo do Pará liberou ontem a licença de instalação do projeto Volta Grande, que prevê a extração de ouro ao lado da barragem da hidrelétri­ca de Belo Monte, no município de Senador José Porfírio, no Rio Xingu. A decisão ignorou sumariamen­te um parecer técnico da Fundação Nacional do Índio (Funai), que reprovava informaçõe­s sobre estudos atrelados aos impactos às terras indígenas da região, além de ações movidas pelo Ministério Público Federal e Defensoria Pública da União.

O plano do governo de liberar a licença, a despeito de todas as controvérs­ias que envolvem o projeto, foi revelado na semana passada pelo Estado.

Com a licença de instalação, a canadense Belo Sun, dona do projeto polêmico, está autorizada a começar, efetivamen­te, a extração do ouro. A emissão da licença foi celebrada pela companhia, que se adiantou em publicar a notícia, em inglês, para investidor­es do empreendim­ento. A Belo Sun é controlada pelo grupo Forbes & Manhattan, um banco de capital privado que investe em projetos de mineração mundo afora.

Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabi­lidade (Semas) declarou que, “após três anos de análises, vistorias, audiências públicas e diversos estudos”, decidiu emitir a licença para extração de ouro por “12 anos de vida útil e monitorame­nto de oito anos após o fechamento da mina”. A licença prévia havia sido liberada em 2014 e chegou a ser suspensa pela Justiça.

A Semas informou que “o cenário municipal apresenta bai- Impacto financeiro

 ?? DIDA SAMPAIO/ESTADÃO–13/11/2009 ?? Justificat­iva. Secretaria de Meio Ambiente ressaltou que projeto trará 2,1 mil empregos
DIDA SAMPAIO/ESTADÃO–13/11/2009 Justificat­iva. Secretaria de Meio Ambiente ressaltou que projeto trará 2,1 mil empregos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil