O Estado de S. Paulo

SEMANA DE EIKE NA PRISÃO FOI ‘NA HUMILDADE’

Empresário comeu quentinha, não recebeu visita e contou com a solidaried­ade dos colegas de cela

- Clarissa Thomé /

Aprimeira semana de Eike Batista na Cadeia Pública Bandeira Stampa, conhecida como Bangu 9, transcorre­u “na humildade”. E também na solidão. O empresário não recebeu nenhuma visita, apesar de familiares poderem requisitar o direito. “Ele não quer destoar. Está humildezin­ho, frequenta o banho de sol, come a comida dos demais presos”, diz um agente.

Eike se alimentou com as quentinhas servidas pela Secretaria de Administra­ção Pe- nitenciári­a. O cardápio anda minguado. Com a crise do Estado, que deve R$ 200 milhões aos fornecedor­es de refeições dos presídios, carne e frango são raros. Durante a semana, presos receberam salsicha, almôndega e moela com arroz, feijão e farofa, ou macarrão com feijão. Eike contou ainda com a solidaried­ade dos colegas de cela, com quem dividiu alimentos levados por suas famílias.

Ele está preso na cela 12, com outros dois investigad­os na Lava Jato. Wagner Jordão Garcia, preso na Operação Calicute, é ex-assessor do governador Sérgio Cabral. O outro é o doleiro Álvaro Novis, sócio na Corretora Goya.

Na cela de 15 metros quadrados, com dois beliches, o empresário ocupa uma das camas superiores. Suas roupas estão numa sacola de plástico. O travesseir­o que trouxe dos Estados Unidos fica sobre sua cama.

O Ministério Público Estadual (MPE) intensific­ou as visitas às penitenciá­rias, por causa de rumores de que presos da Lava Jato teriam recebido favorecime­ntos, o que não foi comprovado, segundo a coordenado­ra do Centro de Apoio de Operação da Vara de Execuções Penais, Andrezza Cançado.

Turma do Cabral. Em Bangu 9 estão milicianos, ex-PMs e expoliciai­s civis. De acordo com um agente, há um clima de tensão entre milicianos e os presos da Lava Jato. “Eles não gostam da ‘turma do Cabral’. Ninguém se mistura”, afirmou.

A promotora Andrezza disse que não recebeu denúncias sobre esse clima. “Pode ser que os presos da Lava Jato sejam chamados de ‘a turma do Cabral’, mas não significa hostilidad­e.” Cela 12 Quem está na cela 12

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil