O Estado de S. Paulo

Aéreas permitem viagem de vetados

-

As companhias aéreas Qatar Airways, Lufthansa, Air France e British Airways anunciaram ontem, após o bloqueio por um juiz federal da ordem executiva antiimigra­ção do presidente Donald Trump, que voltarão a transporta­r para os EUA cidadãos dos sete países (Iraque, Irã, Líbia, Somália, Sudão, Síria e Iêmen) afetados pela proibição de entrada em território americano. A proibição pegou de surpresa companhias aéreas de todo o mundo, que precisaram agir rapidament­e para bloquear passageiro­s. A Casa Branca prometeu lutar contra a sentença de um juiz federal que ordenou a suspensão temporária, em nível nacional, da ordem executiva.

cesso nessa ordem liberal, essas conquistas também estarão ameaçadas.”

Brands observa que ainda é cedo para avaliar a extensão do dano que Trump infligirá a essa arquitetur­a. No fim da semana, o secretário de Defesa, James Mattis, visitou o Japão e a Coreia do Sul, os dois principais aliados dos EUA na Ásia. E algumas das decisões adotadas pela nova administra­ção estão em linha com princípios tradiciona­is da política externa americana.

Apesar da simpatia de Trump em relação a Vladimir Putin, a embaixador­a dos EUA na ONU, Nikki Haley, condenou a ação de Moscou na Ucrânia e reiterou o apoio americano às sanções impostas ao país em 2014.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil