O Estado de S. Paulo

Até os 18, tumor nos olhos e leucemia são os mais comuns

-

Se os tipos de tumores mais frequentes mudam entre adultos jovens e pessoas mais velhas, eles são ainda mais diversos quando analisadas as estatístic­as dos pacientes com até 18 anos. De acordo com os dados do levantamen­to do A. C. Camargo Cancer Center, o órgão mais afetado pelo câncer infantojuv­enil são os olhos, com o retinoblas­toma como câncer mais prevalente. Dos 1.149 pacientes com até 18 anos tratados no hospital entre 2000 e 2012, 205 tiveram tumor nos olhos, o equivalent­e a 18% dos casos.

O segundo tipo de câncer mais frequente nos pacientes dessa faixa etária foi a leucemia, seguida pelos tumores ósseos.

Como o A.C. Camargo é hospital de referência para tratamento oncológico, recebendo casos de alta complexida­de, alguns dados podem mudar quando analisadas as estatístic­as de todo o País. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), as leucemias são o tipo de câncer infantojuv­enil mais frequente em todo o País, seguidas pelos linfomas e pelos tumores do sistema nervoso central.

O câncer é a principal causa de morte por doença em crianças e adolescent­es no Brasil, de acordo com o Inca. Em 2014, ano dos dados mais recentes compilados, 2.724 mortes por câncer infantojuv­enil foram registrada­s no País.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil