O Estado de S. Paulo

Alckmin promete nove estações até dezembro

- Adriana Ferraz

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou ontem que vai inaugurar nove estações da Linha 5-Lilás do Metrô até o fim do ano. As três primeiras serão abertas em julho: Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin. As demais são Eucaliptos, Moema, AACD-Hospital do Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin, todas com término das obras previsto para dezembro. A estação Campo Belo é a única que ficou para 2018 por problemas no processo de desapropri­ação dos imóveis.

“É uma grande conquista para São Paulo. Esta vai ser uma das mais importante­s linhas de metrô, extremamen­te moderna, com expectativ­a de atrair 850 mil usuários”, disse ontem o governador durante vistoria às obras da estação Brooklin, que está 98% concluída.

De acordo com Alckmin, a conclusão do ramal significar­á um incremento de 11 km à malha do metrô e de 26 novos trens para operar na linha. “Temos hoje oito trens em operação e passaremos a ter outros 26. Esses novos já serão submetidos a testes no carnaval”, afirmou.

Comprado por R$ 650 milhões, o lote citado pelo governador está parado desde 2012, o que levou o Ministério Público Estadual (MPE) e entrar na Justiça com ação de improbidad­e administra­tiva contra o Metrô e oito agentes públicos por mau uso do dinheiro público. Há ainda um questionam­ento sobre a bitola dos trens, menor que de composiçõe­s de outras linhas.

Ontem, o secretário de Transporte­s Metropolit­anos, Clodoaldo Pelissioni, um dos citados na ação, disse acreditar que agora as dúvidas serão sanadas e a ação, encerrada.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil