O Estado de S. Paulo

A ROQUEIRA VIROU FÃ DE SIMONE E SIMARIA

Com playlists, Yasmin tenta levar ouvinte a viajar

-

“Oprimeiro show que eu vi e me marcou muito foi o do Silverchai­r, em Recife, em 2003”, conta Yasmin Muller, gerente editorial do Deezer no Brasil. “Eu morava em Fortaleza, viajei para ver o show. Eu era roqueira na época, não tinha como não ser, né?”, diz ela.

Mais de uma década depois da aventura adolescent­e, Yasmin prepara, sozinha, as playlists brasileira­s do serviço de streaming de música Deezer, desde que a empresa francesa estreou no Brasil, em 2013.

A experiênci­a mudou o que toca nos fones de ouvido de Yasmin, que é cearense, filha de gaúchos e tem 28 anos. Segun- do ela, o sertanejo domina mais de 60% das canções escutadas no Deezer pelos brasileiro­s. “No começo foi difícil, mas quem vê hoje não acredita: sou fã de Simone e Simaria e adoro a Marília Mendonça”, diz Yasmin, fazendo referência a referência­s do “feminejo” – o sertanejo feito por mulheres, com pegada feminista.

Formada em Imagem e Som pela Universida­de Federal de São Carlos, Yasmin passou pela Rádio Ufscar e pela MTV antes de chegar ao serviço – em cada lugar, novos estilos (a música alternativ­a brasileira na rádio, o pop na emissora de TV) se somaram a seu repertório.

Segundo Yasmin, hoje há duas formas de criar uma playlist: pelo gênero ou pelo sentimento em comum. Para isso, ela mistura planilhas de Excel que mostram o desempenho das faixas, com seu conhecimen­to musical.

“As listas que eu mais gosto de fazer têm uma pegada de levar o ouvinte para viajar, misturando gêneros, como a de cozinhar (Cook & Chill)”, diz ela. “Elas não são tão ouvidas, mas são as que eu mais gosto de fazer ainda assim.”

Para Yasmin, uma das principais caracterís­ticas que um editor de playlists precisa ter em seu dia a dia é não ter preconceit­o com música.

“Muita gente que trabalha com música adora ter várias regrinhas sobre o que é bom e o que é ruim”, diz. Ela – que mistura Rihanna, Wesley Safadão e o músico alternativ­o Vitor Araújo em uma lista só – comemora. “Adoro o fato que o meu algoritmo é uma bagunça.”

 ?? TIAGO QUEIROZ/ESTADÃO-30/1/2017 ?? Bagunça. Yasmin mistura músicas de diversos tipos nas playlists que mais gosta de fazer
TIAGO QUEIROZ/ESTADÃO-30/1/2017 Bagunça. Yasmin mistura músicas de diversos tipos nas playlists que mais gosta de fazer

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil