O Estado de S. Paulo

FICHA TÉCNICA

- Rafaela Borges

Nas estradas entre morros e vinícolas, e entre montanhas e o mar, ele surge como um míssil. É muito rápido em descidas, trechos planos e subidas, seguindo o trajeto com precisão impression­ante, sem oscilações da carroceria ou “escapadas de traseira”. Tudo isso embalado pelo som que é uma verdadeira música para os ouvidos de quem gosta de superespor­tivos: o do motor de seis cilindros boxer biturbo, com 450 cv de potência.

A versão GTS não é a mais potente da linha 911, honra que cabe à Turbo S, mas a opção intermediá­ria da linha é a que mais transmite sensação de esportivid­ade por causa do visual da carroceria e dos detalhes internos. O 911 GTS, cuja nova geração chega ao Brasil até o fim deste semestre, terá tabela entre R$ 687 mil e R$ 763 mil, dependendo da carroceria (cupê, targa ou conversíve­l) e tração (traseira ou nas quatro rodas, identifica­da pelo “4” logo após o nome) – confira a lista de preços completa à direita.

Todas as versões estarão disponívei­s do Brasil. Avaliamos a cupê em pista, na Cidade do Cabo, e a conversíve­l (Cabriolet), em trechos urbanos e rodoviário­s. As duas estavam equipa- das com sistema de tração nas quatro rodas. Além delas, há também a Targa.

Como nos demais modelos da linha 911, o GTS agora traz dois turbos para soprar seu motor de 3 litros, que substitui o aspirado da geração anterior. O seis-cilindros tem 20 cv a mais que o do modelo antigo e é 30 cv mais potente que o da versão Carrera 4. O destaque é o torque, de 56,1 mkgf disponívei­s a apenas 2.150 rpm, que oferece respostas brutais desde as baixas rotações – no 911 GTS anterior, o desempenho ficava melhor a partir das 3.500 rpm.

O resultado é que o novo carro tem comportame­nto nervoso em retomadas feitas a partir de velocidade­s baixas, como nas saídas das curvas travadas dos trechos em que foi avaliado. As respostas a partir de rotações altas também impression­am, como foi possível comprovar no Autódromo de Kellarney, que tem poucos trechos de retas, mas sem curvas travadas (dessas que exigem grande redução de velocidade).

Para auxiliar o motor na missão de impulsiona­r esse icônico míssil, há o câmbio de sete marchas e duas embreagens, rápido e versátil. A caixa automatiza­da entrega comportame­ntos distintos conforme a preferênci­a do motorista, que pode escolher entre um carro levemente mais calmo ou totalmente nervoso por meio do botão giratório na parte direita do volante.

As opções são: condução normal, esportiva (Sport) e superespor­tiva (Sport+). O dispositiv­o altera, além das respostas do câmbio, a entrega de potência do motor e o comportame­nto da suspensão e dos sistemas eletrônico­s de controle de estabilida­de e tração.

A Sport+ é para ser usada em 911 Carrera 4 GTS Cabriolet

3.0, 6 cil., 24V, biturbo, gas. 450 a 6.500 rpm 56,1 a 2.150 rpm Automatiza­do, 7 m. 3,7 segundos 306 km/h 4,53 metros 1,29 metro 1.585 quilos pista ou trechos cheios de curvas, para quem gosta de dirigir sempre no limite. Em condução mais despretens­iosa, essa opção chega a incomodar depois de algum tempo, porque o barulho do motor fica alto demais.

Isso ocorre porque nesse modo de condução a ordem é trabalhar sempre em alta rotação. Por isso, o câmbio fica constantem­ente segurando marchas, o que aumenta o nível de ruído.

E por falar em barulho, não é por ter turbinas que o som do motor desse Porsche ficou abafado. O seis-cilindros urra alto tanto para quem está dentro quanto para os ouvidos de quem está fora do carro.

O resultado é proposital. A Porsche instalou, exclusivam­ente na versão GTS, um sistema nas saídas duplas do escapament­o que permite limitar a ação dos filtros que reduzem o som emitido pelo motor.

Além disso, ao acionar os modos Sport ou Sport+, membranas vibratória­s ligadas ao sistema de exaustão projetam o ronco do motor para dentro da cabine. “Mas não há nada falso. É o barulho real do propulsor, em uma versão amplificad­a”, diz o chefe do projeto de motores da gama 911, Dietmar Geisse.

 ?? FOTOS: PORSCHE/DIVULGAÇÃO ??
FOTOS: PORSCHE/DIVULGAÇÃO
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil