O Estado de S. Paulo

Estabilida­de aprimorada é destaque na nova geração

911 está mais equilibrad­o graças a recursos como o eixo traseiro direcional, que deixa as respostas de direção mais precisas

-

Um dos destaques da nova geração do 911 é a estabilida­de. Na anterior, a combinação de tração e motor traseiros deixava o carro com uma pegada mais indomável, gerando as famosas “traseirada­s” quando o motorista pressionav­a o pedal do acelerador com força. Agora, esse comportame­nto, que ocorria até nas versões 4x4 (dependendo do nível de auxílio eletrônico ativado), é menos frequente.

A principal razão do equilíbrio aprimorado é o eixo traseiro direcional. Com o carro a até 50 km/h, o sistema gira as rodas de trás no sentido oposto ao das dianteiras. Acima desse limite, elas giram no mesmo sentido. Com isso, as respostas da dire- ção ficaram mais diretas.

Mesmo levando o 911 Carrera 4 GTS próximo ao limite, em pista de testes, seu comportame­nto se manteve estável, respondend­o instantane­amente aos comandos do volante. Em trecho de serra, com a assistênci­a eletrônica à estabilida­de reduzida, a versão conversíve­l também transmitiu segurança ao volante, sem sair de traseira.

Uma caracterís­tica apreciada pelos entusiasta­s da esportivid­ade é o fato de o 911 ser um carro bastante comunicati­vo. O motorista consegue perceber claramente o trabalho sendo feito por cada um dos vários sistemas, como a suspensão. A posição de guiar, bem baixa, amplifica essa sensação.

No visual, a versão GTS é pura esportivid­ade. Assim como as demais opções da linha, a intermediá­ria recebeu retoques leves, mas traz detalhes que chamam mais a atenção, como os faróis escurecido­s e a cor preta das rodas (de 20”) e da faixa entre as lanternas traseiras.

Na versão conversíve­l, o teto de lona, acionado eletricame­nte, garante boa dose de charme. A cabine traz combinação de couro, alcântara, alumínio e fibra de carbono, ressaltand­o a esportivid­ade do carro – que também está presente nos bancos do tipo concha e no conta-giros centraliza­do no painel.

Diferentem­ente do novo Panamera, que usa e abusa de comandos sensíveis ao toque, o 911 manteve os diversos botões no console central, que remetem a carros de competição. Uma das novidades é a tela do sistema multimídia (compatível com Apple Car Play), que deu um toque de modernidad­e ao interior do GTS .

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil