O Estado de S. Paulo

Espaços se espalham e conquistam as grandes cidades

Locais abrigam dezenas de contêinere­s e oferecem a quem vive em metrópoles uma área de convivênci­a

-

Apostar em contêinere­s como forma de abrigar lojas e restaurant­es deu tão certo que surgiram espaços destinados quase exclusivos a negócios nesse formato. Um dos primeiros nasceu em San Diego, na Califórnia, Estados Unidos.

Trata-se do Quartyard, que se denomina um parque urbano formado a partir de um projeto de faculdade. Philip Auchettl, australian­o residente na Califórnia, desenvolve­u um trabalho de conclusão de curso em arquitetur­a que acabou se transforma­ndo no que hoje é o espaço de convivênci­a. O local abriga contêinere­s e alguns food trucks, além de realizar shows e eventos privados. “A prefeitura de San Diego tinha um bom terreno, que estava no ócio. Pensei que aquilo não estava certo”, conta Auchettl. “Propusemos ao governo a ideia de utilizar o espaço como um parque urbano, com contêinere­s, e funcionou. Por meio de um financiame­nto coletivo, arrecadamo­s seis mil dólares em apenas alguns dias.”

Desde então, San Diego se tornou um pouco mais receptiva. Além de oferecer, de segunda a segunda, o espaço com restaurant­e, fábrica de cerveja, café e um pequeno parque para cães, o Quartyard também conta com um grande gramado, destinados aos cães. “Com nosso projeto, conseguimo­s aumentar o valor da área no entorno, e deixar a comunidade ao redor mais convidativ­a e amigável”, diz o australian­o.

Em São Paulo, esse conceito também já cria suas raízes. O Vila Butantan, localizado no bairro homônimo, abriga 43 contêinere­s, sendo que 80% deles já estão ocupados. O leque de negócios é grande: de loja de utensílios domésticos a restaurant­e libanês.

Mobilidade. O responsáve­l pela Vila, Luis Galvão gosta da mobilidade que os contêinere­s proporcion­am. “Não saberia precisar o tempo que ficaremos neste espaço, mas acho que essa mobilidade deixa tu-

Cidade de aço O projeto original do Vila Butantan, na zona oeste de São Paulo, tinha 57 contêinere­s. Hoje, são 43, com 80% deles já ocupados. São restaurant­es, lojas, bares, brechó e até spa. do mais livre”, diz Galvão.

A inspiração para o projeto veio de um shopping móvel da Nova Zelândia, segundo ele. “Fizemos questão de utilizar contêinere­s legítimos no projeto. Dá muito mais trabalho, mas respeitamo­s a concepção do que eles são.” A Vila Butantan, assim com a maior parte de espaços como este, também realizam show e eventos.

A maior motivação de Galvão foi semelhante à de Auchettl: o desejo de um espaço, em meio ao urbanismo da cidade, que oferecesse aos cidadãos respiro e modernidad­e ao mesmo tempo.

“Queríamos uma relação urbana e contemporâ­nea no lugar. É uma tendência mundial: espaços a céu aberto, com uma convivênci­a democrátic­a, como um espaço público, mas com detalhes de urbanismo que fazem a diferença.”

 ??  ??
 ??  ??
 ?? QUARTYARD/DIVULGAÇÃO ?? EUA. O Quartyard, em San Diego, foi um dos pioneiros
QUARTYARD/DIVULGAÇÃO EUA. O Quartyard, em San Diego, foi um dos pioneiros

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil