O Estado de S. Paulo

Secretário promete série de ações para maio

- / B.R.

O secretário municipal de Transporte­s, Sérgio Avelleda, reconhece que existe um aumento de mortes de pedestres na capital paulista e diz que a Prefeitura está preparando um conjunto de ações para enfrentar o problema já a partir das próximas semanas. “Vamos anunciar o programa Pedestre Seguro, logo na primeira sema- na do Maio Amarelo ( um mês de ações voltadas à redução de acidentes de trânsito). Uma série de ações de engenharia, de sinalizaçã­o, de orientação, de fiscalizaç­ão, para melhorar a segurança do pedestre”, afirmou.

“A preocupaçã­o hoje é primeiro com os pedestres, que têm um índice de letalidade muito elevado, e isso envolve toda as áreas da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e também da SPTrans, porque os ônibus também provocam mortes de pedestres. E, em segundo lugar, com os motociclis­tas, que também são grandes vítimas.”

Avelleda afirmou que, se a cidade fosse capaz de eliminar as mortes de pedestres e motociclis­tas, alcançaria “tranquila- mente” as metas que a CET estabelece­u para diminuição de óbitos – reduzir as mortes na cidade à metade até 2020, tendo como referência o ano de 2013. “É um foco até epidêmico o número de mortes de motociclis­tas e pedestres e nós vamos atacálo”, disse o secretário.

Infosiga. Avelleda disse tam- bém que há diferentes metodologi­as para medir o número de acidentes da cidade. “O que precisamos é, com calma, analisar as causas”, disse.

Em nota, a CET informou que os dados do Sistema de Informaçõe­s Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga) “são mais uma contribuiç­ão para a análise dos acidentes ocorridos na cidade”, embora a companhia tenha a própria metodologi­a de acompanham­ento de aci- dentes de trânsito, que usa informaçõe­s produzidas pela própria companhia, pelas Polícias Civil e Militar e também pelos órgãos de saúde que atendem as vítimas da capital.

“Apesar de não comentar um estudo feito por outro órgão, a CET afirma que é incorreta, estatistic­amente, qualquer tentativa de atribuir a variação nos números de acidentes às mudanças nas Marginais”, argumentou a empresa, por meio de nota.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil