O Estado de S. Paulo

DEM quer usar a crise do PSDB para crescer

- COM NAIRA TRINDADE. COLABOROU IGOR GADELHA

Integrante­s da cúpula do DEM apostam que poderão faturar politicame­nte com a crise interna do PSDB. Em reformulaç­ão e tentando assumir protagonis­mo no campo de centro-direita, dirigentes do partido acham que o desgaste dos tucanos abrirá espaço para que eleitores do PSDB voltem suas atenções para propostas novas apresentad­as por legendas que se contraponh­am ao PT. Nesse processo, o DEM monitora também a situação do prefeito João Doria no PSDB, abrindo a possibilid­ade de lançá-lo à Presidênci­a, se os tucanos lhe fecharem a porta.

» Me poupe! Tasso Jereissati garante que não está preocupado com a possibilid­ade de o procurador da Câmara, Carlos Marun, pedir sua retratação por causa do programa do PSDB. Acha que Marun “talvez não tenha entendido o programa”.

» Veja bem. Tasso afirma que “o programa não está criticando a Câmara”. “Estamos criticando o sistema. Falamos com toda a clareza que o problema não são as pessoas. O sistema é que está falido”, diz.

» Anjo mau. Integrante­s do grupo dos cabeças-pretas tucanos dizem que a forte reação governista contra o programa do PSDB teve grande incentivo do ministro Moreira Franco. Há promessa de troco.

» Pode? O ministro da Saúde, Ricardo Barros (PP), vai tirar uma semana de férias a partir de segunda. Nesse período, diz que vai visitar 80 municípios de sua base eleitoral em pré-campanha para reeleição de deputado federal em 2018.

» Fazendo caixa. Joesley Batista está conduzindo pessoalmen­te as negociaçõe­s em torno da venda da Eldorado Celulose. O delator tem recebido representa­ntes de interessad­os com bom humor: - Já nos vimos depois que fiquei famoso?

» Tem fila. A venda da Eldorado deve render aos Batista entre R$ 6 e 7 bilhões. Estão avançadas as negociaçõe­s com a Asia Pulp. Mas ainda há quem aposte numa corrida por fora da Fibria Celulose.

» Com a palavra. A J&F disse à Coluna que não vai comentar as negociaçõe­s e que os processos seguem os trâmites usuais para esse tipo de operação.

» Assíduo. Cândido Vaccarezza, preso ontem pela Lava Jato, frequentav­a gabinetes de Brasília mesmo sem mandato. Em 21 de março, o ex-petista fez foto ao lado de Michel Temer após negociar apoio do PTdoB à reforma previdenci­ária.

» Obsessão. Presidente do PTdoB em São Paulo, Vaccarezza não escondia o desejo de voltar ao Congresso em 2018. Antes da prisão, ele trabalhava como médico ginecologi­sta e ajudava o partido a se aproximar da ideologia petista. O primeiro passo foi a troca de nome do PTdoB para Avante.

Quem? Petistas tentaram ignorar a prisão de Vaccarezza justifican­do que ele tinha “carreira solo”. Investigad­ores afirmam que as provas contra ele são robustas e apostam que a prisão temporária será convertida em preventiva.

» Pela metade. Marcus Vinicius Coêlho, ex-presidente da OAB, tem defendido a redução do número de candidatos que cada partido pode lançar como forma de diminuir os custos das campanhas. O teto atual é 150% do número de vagas. Acha que deveria ser 50%.

 ??  ?? » SINAIS PARTICULAR­ES. Joesley Batista, empresário
» SINAIS PARTICULAR­ES. Joesley Batista, empresário
 ?? FACEBOOK ?? » CLICK. Titular da Cultura, Sérgio Sá Leitão atualizou a galeria de ex-ministros com as fotos de Roberto Freire e Marcelo Calero, que inovou ao posar sem terno e gravata.
FACEBOOK » CLICK. Titular da Cultura, Sérgio Sá Leitão atualizou a galeria de ex-ministros com as fotos de Roberto Freire e Marcelo Calero, que inovou ao posar sem terno e gravata.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil