O Estado de S. Paulo

Percepção para Bolsa é de cautela na semana que vem

-

O mercado financeiro continua cauteloso sobre o comportame­nto do Ibovespa na próxima semana, mostra o Termômetro Broadcast Bolsa. Entre 43 participan­tes do levantamen­to, 41,86% disseram ter percepção de queda; 34,88%, de estabilida­de; e 23,26%, de alta. O Termômetro, que tem por objetivo captar o sentimento de operadores, analistas e gestores para o desempenho do Ibovespa na semana seguinte, refere-se ao período entre 21 e 25 de agosto.

No exterior, enquanto a tensão envolvendo um possível conflito entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte e os receios após ataques terrorista­s na Espanha esfriou, na próxima semana as atenções tendem a estar voltadas à crise do governo de Donald Trump, nos Estados Unidos, que pode atrasar a aprovação de reformas, especialme­nte a tributária, no Congresso norte-americano.

No Brasil, o destaque da agenda é a discussão em torno da Taxa de Longo Prazo (TLP), a ser criada pela Medida Provisória (MP) 777. Vinculada aos juros das Notas do Tesouro Nacional - Série B (NTN-B), papéis indexados ao IPCA, a taxa é criticada pela classe empresaria­l, mas é considerad­a crucial pela equipe econômica do governo.

A MP será votada na terça-feira na comissão mista do Congresso e, se aprovada, seguirá para os plenários da Câmara e do Senado. Tem de ser aprovada até 6 de setembro, se não perderá a validade.

Outra potencial influência sobre a Bolsa é o vencimento de opções sobre ações, na segunda-feira. Entre os indicadore­s, o calendário traz a divulgação do IPCA-15 de agosto.

Na edição anterior, o Termômetro Broadcast Bolsa também apontava cautela sobre o Ibovespa para esta semana. Dos 43 participan­tes, a expectativ­a de 37,21% era de estabilida­de; de 34,88%, de baixa; e de 27,91%, de alta. O índice teve avanço acumulado de 2,01% na semana.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil