O Estado de S. Paulo

Polícia caça autor de ataque de Barcelona

Jovem marroquino de 22 anos é único foragido dos 12 membros da célula terrorista catalã do EI

- A.N.

A polícia da Catalunha lançou uma operação de caça a Younes Abouyaaqou­b, marroquino de 22 anos, considerad­o o principal suspeito de ter cometido o atentado nas Ramblas de Barcelona, na quinta-feira. Morador da cidade de Ripoll, norte da Catalunha, o jovem seria membro da célula terrorista que planejou o ataque.

Ripoll é considerad­a pelas autoridade­s catalãs como uma das bases do Estado Islâmico na Espanha. Lá foram presos dois outros suspeitos de terem ligações com o grupo, Driss Oukabir, irmão de Moussa Oukabir, morto pela polícia em Cambrils, e Salah el-Karib. Moussa foi durante 48 horas considerad­o o principal suspeito de ser o motorista da van que atacou o calçadão de Barcelona, porque o veículo havia sido alugado em nome de seu irmão, usando sua carteira de identidade, que, segundo ele, havia desapareci­do.

A nova hipótese central é de que Younes Abouyaaqou­b seja o condutor do veículo. Segundo Josep Lluís Trapero, chefe da Mossos d’Esquadra, a polícia regional catalã, a chance de o motorista do furgão ter conseguido fugir de Barcelona e se juntado ao grupo que atacou Cambrils, a 120 quilômetro­s ao sul, 8 horas depois, é muito remota.

Dos 12 membros da célula terrorista catalã, Abouyaaqou­b é o único desapareci­do. Dos demais, quatro foram presos e dois morreram na explosão acidental em uma casa em Alcanar, 200 quilômetro­s ao sul de Barcelona, onde fabricavam explosivos artesanais. Os cinco restantes foram executados pela polícia durante o atentado de Cambrils, que deixou um morto na madrugada de sexta-feira.

Além do paradeiro do motorista de Barcelona, entre as incógnitas da investigaç­ão estão as circunstân­cias do assassinat­o de Pau Pérez, de 34 anos, encontrado morto em um Ford Focus na cidade de Sant Just Desvern, periferia de Barcelona – ele foi esfaqueado.

O carro é o mesmo que havia fugido de uma blitz policial em uma avenida de Barcelona na quinta-feira, pouco depois do atentado nas Ramblas. A suspeita é de que o Focus tenha sido usado pelo terrorista na fuga. O proprietár­io, Pérez, teria sido sequestrad­o e morto pelo assassino de Barcelona.

Mesmo com a caçada ao foragido, o Ministério do Interior espanhol e as autoridade­s da Catalunha não elevaram o alerta de risco de atentado ao seu grau máximo – ele permanece 4 em uma escala que vai até 5.

 ?? PAU BARRENA/AFP–17/8/2017 ?? Suspeito. Casa de jovem marroquino na cidade de Ripoll
PAU BARRENA/AFP–17/8/2017 Suspeito. Casa de jovem marroquino na cidade de Ripoll
 ??  ?? Procurado Entre os suspeitos de ataque, marroquino de 22 anos é o único que escapou da polícia
Procurado Entre os suspeitos de ataque, marroquino de 22 anos é o único que escapou da polícia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil