O Estado de S. Paulo

O colapso da Venezuela

-

1. Pacto fracassado Em 1958, os três partidos principais do país, depois reduzidos a dois, concordara­m em dividir o poder. Os choques econômicos dos anos 90 abalaram o acordo. Chávez disputou a presidênci­a em 1998 e seu populismo venceu.

2. Populismo vs. Estado Apesar da vitória de Chávez, os dois partidos ainda dominavam as instituiçõ­es. Uma nova Constituiç­ão foi aprovada. Chávez e seus seguidores agora viam a política como uma batalha pela sobrevivên­cia. O resultado foi a polarizaçã­o entre segmentos da sociedade que hoje se veem como ameaças.

3. Petróleo por lealdade Em 2002, após uma greve no setor de petróleo, Chávez demitiu 18 mil trabalhado­res da estatal PDVSA e os substituiu por cerca de 100 mil partidário­s.

4. Queda econômica Incapaz de pagar subsídios e bancar os programas sociais, Nicolás Maduro passou a imprimir mais moeda e endureceu o controle de câmbio. As medidas adotadas tornaram as importaçõe­s proibitiva­mente caras. Alimentos começaram a escassear. Distúrbios aumentaram e a sobrevivên­cia de Maduro passou a depender mais ainda dos subsídios que não pode mais conceder. Esse ciclo destruiu a economia.

5. Caos urbano Os “coletivos”, com dinheiro e armas canalizada­s do Estado, se tornaram polícias políticas. A criminalid­ade e a ilegalidad­e prosperara­m, aumentando o número de assassinat­os.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil