O Estado de S. Paulo

Desmatamen­to na Amazônia cai 21%, a 1ª redução em cinco anos

Para analista do Imazon, redução está ligada ao preço menor do gado; ministro comemora e alega maior fiscalizaç­ão Fábio de Castro

-

No período de um ano, o desmatamen­to na Amazônia Legal caiu 21%, interrompe­ndo uma sequência de cinco anos consecutiv­os de aumento da devastação. Entre agosto de 2016 e julho de 2017, foram destruídos 2.834 km² de florestas. No mesmo período, um ano antes, o índice havia sido de 3.580 km² . O monitorame­nto, não oficial, é do Sistema de Alerta de Desmatamen­to (SAD) do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).

De acordo com o pesquisado­r sênior do Imazon, Paulo Barreto, o principal fator que explica a redução da devastação florestal é a queda no preço do gado. “Diversos estudos mostram uma forte correlação entre o preço do gado e as taxas de desmatamen­to. Os preços mais altos estimulam a devastação para a abertura de pastos”, disse.

Segundo Barreto, no período correspond­ente à queda no desmatamen­to, o preço do gado era o mais baixo dos últimos 20 anos. “A queda no preço, aliada à recessão e ao fechamento de alguns frigorífic­os na Amazônia, explica essa queda.”

Já para o ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, a queda aconteceu porque a pasta obteve mais recursos para fiscalizaç­ão. “Foi resultado de uma recomposiç­ão política e orçamentár­ia da pasta. O desmatamen­to só é contido por comando e controle – isto é, poder de polícia. Sempre que essas operações enfraquece­m, a devastação aumenta”, disse Sarney Filho ao Estado.

De acordo com o ministro, a alocação de recursos para as ações contra o desmatamen­to subiram de R$ 76 milhões em 2015 para R$ 100 milhões em 2016. “Quando nossa gestão teve início, em julho de 2016, além da crise política, o orçamento estava defasado. Havia uma sensação de ausência do poder público, que estimulava o desmate. Nós recuperamo­s o orçamento e conseguimo­s reverter essa curva ascendente.”

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil