O Estado de S. Paulo

ALTERNATIV­AS

-

Tesouro Direto •

Tesouro Selic (antiga LFT) é um investimen­to com juros pós-fixados que segue o juro básico da economia. É considerad­o um dos mais seguros, porque tem menor risco de crédito. Ele costuma ser indicado para a construção de uma reserva de emergência, já que pode ser resgatado a qualquer momento, sem risco de liquidez. Na carteira do investidor, ele fica responsáve­l por representa­r o “porto seguro”.

• CDB, RDB e LC

Os certificad­os de Depósito Bancário são títulos de dívida de uma instituiçã­o. Ou seja, você empresta dinheiro ao banco e ele te remunera com juros. O maior risco é o de crédito, o risco de o banco quebrar. Por isso, instituiçõ­es menores dão rentabilid­ades melhores. Para oferecer um retorno mais atrativo, os grandes bancos oferecem prazos mais longos, por isso é importante saber quando você vai precisar do dinheiro.

• LCI e LCA

Nas Letras de Crédito Imobiliári­o e de Crédito do Agronegóci­o, o banco capta recursos para oferecer como empréstimo­s para o setor imobiliári­o (LCI) e do Agronegóci­o (LCA), paga geralmente uma porcentage­m do CDI. Em caso de quebra do emissor do título, o investidor é ressarcido pelo FGC. Esses títulos são isentos de Imposto de Renda. Mas com a crise, os bancos têm pouco lastro para oferecer produtos.

• Letra Financeira

A LF é empregada para a captação de recursos por meio de instituiçõ­es financeira­s. Em troca, os bancos remuneram o investidor com os juros. O objetivo desse modelo de aplicação financeira é o de captar recursos de longo prazo, já que o prazo mínimo de uma LF é de 2 anos. Ao longo desse tempo, o produto não oferece nenhuma condição de liquidez para o aplicador. O valor mínimo de uma LF é de R$ 150 mil.

• Fundos

Os fundos de investimen­to são populares entre pessoas que querem investir, mas não sabem como fazer. Eles reúnem um conjunto de cotistas, com o objetivo de obter lucro com a compra e venda de ativos. Os fundos possuem diferentes estratégia­s e podem aplicar recursos em títulos de renda fixa, renda variável (ações) ou mesclar as alternativ­as (multimerca­do).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil