O Estado de S. Paulo

ELN aceita trégua antes da visita do papa

Acordo entre guerrilha e governo colombiano é anunciado às vésperas da chegada do pontífice

-

O governo colombiano e a guerrilha Exército de Libertação Nacional (ELN), que mantêm negociaçõe­s de paz no Equador, acertaram um cessar-fogo bilateral às véspera da visita do papa Francisco à Colômbia, que começa amanhã. O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, disse estar satisfeito com as negociaçõe­s e informou que, inicialmen­te, o acordo valerá de 1.º de outubro a 12 de janeiro.

Em seu site, a guerrilha afirmou que o cessar-fogo correspond­e em parte à visita do pontífice, que apoiou o acordo de paz com as Forças Armadas Revolucion­árias da Colômbia (Farc), que se tornaram um partido político.

O papa enviou ontem uma mensagem em vídeo aos colombiano­s na qual diz que irá ao país como “peregrino da paz e da esperança”. O pontífice chega amanhã para promover o acordo de paz entre o governo e as Farc.

“Querido povo da Colômbia, em poucos dias visitarei seu país como peregrino da esperança e da paz”, disse o papa. Francisco também disse se sentir “honrado de visitar uma terra rica de história, de cultura, de fé, de homens e mulheres que trabalhara­m com afinco e constância para que seja um local onde reine a harmonia e a fraternida­de, onde dizer irmão e irmã não seja algo estranho, mas um verdadeiro tesouro a proteger e defender”. Como é seu costume, antes de terminar a mensagem, o papa pediu que rezassem por ele.

Durante sua estadia, até o domingo, Francisco visitará quatro cidades colombiana­s, presidirá quatro missas para multidões, pronunciar­á 12 discursos

e se reunirá com vítimas e atores do conflito interno. Essa será a terceira visita de um pontífice à Colômbia. Paulo VI esteve no país em 1968 e João Paulo II, em 1986.

 ?? JOHN VIZCAINO/AFP ?? Preparativ­os. Em mensagem, papa diz que viaja como ‘peregrino da paz e da esperança’
JOHN VIZCAINO/AFP Preparativ­os. Em mensagem, papa diz que viaja como ‘peregrino da paz e da esperança’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil