O Estado de S. Paulo

MAFIOSO DA CALÁBRIA É PRESO NO URUGUAI

Rocco Morabito, da ‘Ndrangheta, levava vida de luxo em Punta del Leste

- / AFP, AP e

Rocco Morabito, um dos criminosos mais procurados da Itália, foi detido no domingo no Uruguai, onde levava uma vida de luxo com nome e passaporte brasileiro falsos. Condenado a 30 anos de prisão na Itália por integrar a ‘Ndrangheta, a máfia calabresa, ele era procurado desde 1995 pela Interpol, acusado de associação mafiosa e de tráfico de drogas durante o período que comandou o grupo – entre 1988 e 1994.

Morabito, de 51 anos, teve um importante papel no tráfico de cocaína entre a América do Sul e Milão, ponto de onde a droga é distribuíd­a pela Europa.

De acordo com o jornal uruguaio Subrayado, Morabito foi detido em um hotel de Montevidéu, mas vivia desde 2004 no balneário de Punta del Este, em uma luxuosa mansão com piscina. Ele foi identifica­do a partir da matrícula de sua filha em um colégio com seu nome verdadeiro. Após seis meses de investigaç­ão, foi possível determinar que ele tinha obtido documentaç­ão uruguaia apresentan­do documentos brasileiro­s falsos, nos quais aparecia como Francisco Capeletto.

As autoridade­s uruguaias também detiveram a mulher de Morabito em uma residência no Departamen­to (Estado) de Maldonado e confiscara­m uma pistola Glok 9mm, uma arma branca, 13 telefones celulares, 12 cartões bancários, US$ 54 mil, 2 automóveis, passaporte­s portuguese­s, joias e talões de cheques em dólares. A mulher do mafioso tinha um passaporte português e disse ser originária de Angola.

Apelidado de “Rei da Cocaína de Milão”, Morabito estava foragido desde 1994, “quando foi pego pagando 13 bilhões de liras (cerca de US$ 8 milhões) para importar quase meia tonelada da droga”, informou o jornal italiano Corriere della Sera.

O advogado do mafioso, Alejandro Balbi, afirmou que Morabito foi colocado em prisão administra­tiva enquanto aguarda o pedido formal de extradição. Ele acrescento­u que, no Uruguai, não há nenhuma acusação contra seu cliente relacionad­a a tráfico de drogas. O advogado também disse que a pistola era de uso pessoal de seu cliente, com porte de arma e registro que ele havia tirado com a própria impressão digital no Ministério do Interior do Uruguai.

De acordo com procurador­es italianos, a ‘Ndrangheta busca garantir que seus negócios com os cartéis sul-americanos sejam cumpridos conforme o acertado enviando membros de alto escalão do grupo para viver na América do Sul, perto dos produtores de drogas.

Segundo a lei uruguaia, Morabito será enviado à prisão durante três meses, acusado de ser coautor de três delitos – falsificaç­ão de cédula de identidade e de passaporte­s e falsificaç­ão ideológica – enquanto sua extradição tramitar na Justiça.

 ??  ?? América do Sul. Morabito tinha importante papel
América do Sul. Morabito tinha importante papel

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil