O Estado de S. Paulo

Seleção alemã mostra força e põe um pé na Rússia

Com futebol envolvente e muito ofensivo, equipe de Joachim Löw vence Noruega por 6 a 0 e só precisa de um empate

-

“Virou passeio...E lá vem eles de novo...goooollll, da Alemanha.” Quase todos os brasileiro­s que gostam de futebol se lembram da narração de Galvão Bueno na semifinal da Copa de 2014, quando a seleção alemã venceu o Brasil por 7 a 1 no Mineirão. Depois, passou pela Argentina no Maracanã e conquistou o tetra. Mais de três anos depois, a equipe do técnico Joachim Löw está muito perto do Mundial da Rússia.

Com uma equipe que mescla experiênci­a e juventude, a seleção alemã tem números incríveis nas eliminatór­ias. Ontem, venceu a Noruega em casa por 6 a 0. Com oito vitórias em oito jogos, o time exibe o melhor ataque, empatado com a Bélgica – ambas seleções marcaram 35 gols. O resultado deixou os alemães perto do Mundial porque chegaram aos 24 pontos, contra 19 da Irlanda do Norte, a segunda colocada do Grupo C.

Nas Eliminatór­ias Europeias, somente o melhor colocado de cada chave avança direto à Copa. Os segundos colocados vão disputar a repescagem entre si para decidirem as últimas vagas. Com cinco pontos de vantagem sobre a Irlanda do Norte, a Alemanha só precisa de um empate, faltando duas rodadas para o fim da competição, porque enfrentará justamente a Irlanda do Norte na próxima rodada.

Para se ter ideia da variedade de atletas na seleção alemã, as principais jogadas surgiram dos pés de Mesut Özil (28 anos), Draxler (23 anos), Timo Werner, que marcou dois gols e tem 21 anos, Goretszka (22 anos) e Thomas Müller (28

Mescla.

anos) – os com idade mais avançada participar­am da campanha do tetracampe­onato no Brasil, enquanto os outros chegaram à seleção principal há pouco tempo e lideraram a seleção na conquista da Copa das Confederaç­ões, na Rússia, no mês de julho.

“Mostramos o lado bonito do futebol”, afirmou Joachim Löw após a partida. “Foi muito divertido para nós jogar aqui. Contribuím­os para o espetáculo com grandes jogadas e gols”, disse o treinador. “Estou muito contente por continuar com a regularida­de da seleção nacional, desta vez em minha casa (Stuttgart). Viver isso em minha cidade natal é muito especial”, finalizou.

A Inglaterra venceu a Eslováquia por 2 a 1, de virada, ontem, no estádio de Wembley, em Londres, pelo Grupo F das eliminatór­ias, dando assim um grande passo para confirmar a sua presença na Copa.

Faltando duas rodadas para o fim da classifica­tória, os ingleses chegaram aos 20 pontos, abrindo cinco sobre a Eslováquia. A Escócia, que venceu Malta por 2 a 0, agora tem 14.

O jovem atacante Rashford, de 19 anos, que atua pelo Manchester United, foi o nome do jogo – ele falhou feio no lance que originou o gol dos eslovacos, mas marcou o gol da vitória no segundo tempo (o volante Dier havia empatado a partida ainda na primeira etapa).

Virada.

 ?? DANIEL KOPATSCH/EFE ?? Show de bola. O ‘veterano’ Thomas Müller deu duas assistênci­as para o jovem Timo Werner
DANIEL KOPATSCH/EFE Show de bola. O ‘veterano’ Thomas Müller deu duas assistênci­as para o jovem Timo Werner

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil