O Estado de S. Paulo

Porto novo e sopro de retomada

- Nathalia Molina

Novo porto no sul, mais minicruzei­ros e leve aumento na capacidade total de passageiro­s: essa é a cara da temporada 2017/2018 de cruzeiros no Brasil. O número de navios é o mesmo do verão passado, seis transatlân­ticos, mas a soma de leitos aumentou de 381.694 para 427 mil. Também subiu a quantidade de roteiros, para 121 (em 2016/2017, foram 108).

Os números com pequeno cresciment­o, a nova escala e os minicruzei­ros a mais levam o presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Abremar), Marco Ferraz, a acreditar numa possibilid­ade de retomada da temporada de cruzeiros nacional, que chegou a ter 20 embarcaçõe­s em 2010/2011 e, depois disso, só escolheu. “Acho que o caminho é esse. A gente chegou ao fundo do poço no ano passado. Agora tende a melhorar”, afirma Ferraz. “As companhias veem alguns sinais de melhora, de aumento de cruzeirist­as, então fazem esse movimento (de aumentar o número de leitos).”

Essa iniciativa é liderada pela MSC Cruzeiros, dona da metade dos navios em águas brasileira­s, entre eles, o maior da temporada e primeiro a chegar ao País: o MSC Preziosa atraca em Salvador em 15 de novembro. Também traz um transatlân­tico dedicado a embarques só do Rio de Janeiro, o MSC Musica.

“Esperamos embarcar 200 mil passageiro­s na próxima temporada”, diz o diretor-geral da MSC Cruzeiros para o Brasil, Adrian Ursilli. “O Brasil faz parte da estratégia mundial da MSC. Estudos indicam um potencial de cresciment­o enorme. A penetração dos cruzeiros aqui ainda é muito baixa, nem 1%.”

O Preziosa e o Musica têm entre suas saídas minicruzei­ros, assim como o Costa Favolosa e o Sovereign, da Pullmantur. Ao todo, há 45 viagens curtas na temporada.

Os 76 roteiros restantes são mais longos (em média sete noites) e se dividem entre partidas para o Nordeste (indo até Salvador) e para nossos vizinhos da América do Sul (Argentina e Uruguai). O Costa Fascinosa e o MSC Magnifica estão dedicados a fazer viagens pela Bacia do Prata. Para aqueles que querem

Tipos de roteiros.

embarcar numa viagem transatlân­tica, os seis navios da temporada têm travessia à venda.

O Sovereign é a única embarcação da temporada com sistema all-inclusive na tarifa. Os navios da Pullmantur já foram fretadas pela CVC em alguns anos, mas desta vez o Sovereign não é de venda exclusiva da empresa. A CVC tem pacotes para as várias companhias da temporada. Como as armadoras não têm lojas físicas no Brasil, as operadoras são importante­s parceiras de venda – em 2016/2017, por exemplo, a CVC embarcou 110 mil passageiro­s no Brasil.

A grande novidade entre os portos é a catarinens­e Balneário Camboriú, cidade visitada em 20 escalas, por embarcaçõe­s das três companhias

Novas escalas.

que trazem navios para o Brasil. “Vai ser um destino muito forte na temporada, tende a ser um dos mais disputados pelas empresas”, aposta o presidente da Clia Abremar. “É perto para ir ao Beto Carrero World e a Blumenau e tem muito a fazer na praia mesmo, de locação de bicicleta ao parque Unipraias.”

Entre os portos visitados pelos transatlân­ticos também se destaca Cabo Frio, com nove escalas, segundo a Clia Abremar — a cidade no litoral norte do Rio já tinha sido ponto de parada em uma viagem da Pullmantur em 2016/2017.

A Clia Abremar estuda ampliar as escalas ainda mais para 2018/2019. São cogitadas Florianópo­lis, Vitória e a baiana Itaparica. “Queremos fazer operação-teste nelas o quanto antes.”

Aéreo grátis na travessia Passageiro que comprar roteiro no Costa Favolosa entre a Europa e o Brasil não paga a parte aérea de São Paulo para Milão, ou viceversa, nos pacotes air&sea da companhia. Se o navio na travessia para a Europa for o Sovereign, a CVC oferece a passagem aérea grátis de volta para o Brasil.

Promoções neste mês Na MSC, até o fim do mês, dá para economizar com a tarifa Super Bingo e pegar outras ofertas – segundo hóspede da cabine paga metade do cruzeiro, e terceiro faz a viagem de navio de graça. Na promoção de 70 anos da Costa, quem reservar um cruzeiro até o dia 30, para saídas do Favolosa e do Fascinosa na América do Sul entre 20 dezembro de 2017 e 31 de dezembro de 2018, ganha US$ 500 por cabine para gastar em experiênci­as como spa e excursões.

Economia em bebidas São vários os pacotes de bebidas vendidos pelas companhias. Pesquise para garantir o mais adequado ao seu estilo. Na CVC, viajante que comprar cruzeiros da MSC ganha o pacote de bebidas grátis em certas datas para cabines externas com varanda e em algumas saídas em cabines internas.

Parcelamen­to em real Junto com o valor do cruzeiros dá para antecipar despesas a bordo e pagá-las divididas em dez vezes no cartão de crédito, sem juros, em real. Na MSC, é possível comprar tudo antes: pacote de bebida, excursões, plano de internet e tratamento­s no spa. A Costa permite incluir no parcelamen­to só o pacote de bebidas.

 ?? COSTA CRUZEIROS ?? Camboriú.
O Costa Favolosa é um dos navios que levam à nova parada
COSTA CRUZEIROS Camboriú. O Costa Favolosa é um dos navios que levam à nova parada

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil