O Estado de S. Paulo

Colômbia e Brasil empatam pelas Eliminatór­ias da Copa

No escaldante calor colombiano, jogador do Chelsea marca golaço no empate do Brasil e pode se firmar como titular

- ENVIADO ESPECIAL / BARRANQUIL­LA Marcio Dolzan

O jogo entre o campeão simbólico e a até então vice-líder das Eliminatór­ias Sul-Americanas foi a festa que se esperava. Colômbia e Brasil empataram por 1 a 1 numa partida equilibrad­a, aberta, emocionant­e e com mais de um protagonis­ta. O público que queria ver as peripécias de Neymar, Falcao García e James Rodríguez viu também as de Willian, que brilhou ontem e pode ser “o cara” nas próximas partidas, principalm­ente quando o camisa 10, Neymar, estiver bem marcado.

O jogador que Tite chamou de “foguete” após o jogo com o Equador deu um novo motivo para justificar a expressão. Aos 46 do primeiro tempo, ele aproveitou passe de Neymar e mandou a bola, de primeira, no ângulo de Ospina. Com o golaço e boa atuação, Willian se firma com protagonis­ta ao lado de Neymar e parece ter vencido a concorrênc­ia direta com Philippe Coutinho, que entrou no segundo tempo apenas. Ele vai precisar confirmar esse status na reta final das Eliminatór­ias, diante da Bolívia, em La Paz, e do Chile, no Allianz Parque.

Outra tendência para os próximos jogos é Tite procurar fazer mudanças para preencher algumas vagas que ainda estão abertas no time, como no ataque e no meio, por exemplo.

Com 37 pontos ganhos, o Brasil agora só pode igualar o recorde de pontos da Argentina na história: 43 pontos na classifica­tória para o Mundial de 2002.

Mesmo debaixo de uma sensação térmica que bateu os 43° C, Colômbia e Brasil fizeram uma partida movimentad­a, com um número consideráv­el de oportunida­des de gol. A seleção brasileira começou com suas linhas avançadas, com Neymar pela esquerda, Willian pela direita e Roberto Firmino fazendo o pivô pelo meio.

O atacante do Paris SaintGerma­in, contudo, não tinha liberdade alguma com a marcação de Santiago Arias, enquanto Firmino carecia de maior mobilidade. Willian, por sua vez, trabalhava bem a bola, ajudado

principalm­ente pelos avanços de Daniel Alves. Ofensivo, o lateral-direito sofreu com a marcação no primeiro tempo e precisou de atendiment­o duas vezes por entradas duras de adversário­s.

Na metade do primeiro tempo, Tite lançou mão da mesma alternativ­a tática da semana passada, permitindo a Neymar se movimentar por todos os setores.

Apesar disso, na etapa inicial, a Colômbia teve apenas duas chances de gol. O Brasil foi eficiente na marcação, rápido na saída de bola e pouco perigoso nas finalizaçõ­es. Roberto Firmino tentou duas vezes, sem perigo, enquanto Neymar teve uma boa chance, mas, quase sem ângulo, ele chutou cruzado para fora do gol.

O primeiro tempo se encaminhav­a para o um fim quando dois lances mudaram tudo. Aos 45, o jogo precisou ser interrompi­do porque um cachorro decidiu passear tranquilam­ente pelo campo de jogo, o que divertiu a torcida. E, aos 46, veio o golaço de Willian, que calou o estádio Metropolit­ano Roberto Meléndez, em Barranquil­la.

Pressão. O gol no fim do primeiro tempo obrigou a Colômbia a ir ao ataque. Chará entrou na vaga de Cuadrado e o técnico Jose Pekerman puxou James Rodríguez para atuar mais próximo de Arias, pela direita.

Passou pelos pés dos dois o lance que originou o empate – um cabeceio certeiro de Falcao García aos 10 minutos, que se antecipou a Marquinhos.

Com a igualdade, a torcida se inflamou e a seleção colombiana correspond­eu com muita pressão ofensiva. O Brasil não conseguia sair da defesa e Alisson precisou intervir três vezes. Tite, então, repetiu outra mudança que fizera quinta-feira passada, diante do Equador. Ele colocou Philippe Coutinho na vaga de Renato Augusto e a seleção brasileira voltou a equilibrar

a partida.

 ?? FERNANDO VERGARA/AP ?? Craques. Neymar e James Rodríguez se abraçam após o final da partida; clima entre atletas e torcida foi de cordialida­de
FERNANDO VERGARA/AP Craques. Neymar e James Rodríguez se abraçam após o final da partida; clima entre atletas e torcida foi de cordialida­de
 ?? PEDRO MARTINS/ MOWA PRESS ?? Golaço. Willian foi destaque
PEDRO MARTINS/ MOWA PRESS Golaço. Willian foi destaque
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil