O Estado de S. Paulo

Visita é antecedida por trégua com ELN

-

A chegada do papa Francisco a Bogotá ocorre dois dias depois de um cessar-fogo bilateral acertado entre o governo e a segunda maior guerrilha do país, o Exército de Libertação Nacional (ELN). Na semana passada, as Farc apresentar­am seu novo partido – Força Alternativ­a Revolucion­ária do Comum – que manterá a sigla usada pela guerrilha no campo da política.

Um possível acordo de paz com o ELN também deve ser encorajado pelo papa, que foi decisivo nas negociaçõe­s entre o presidente Juan Manuel Santos e as Farc. Na agenda de Francisco na Colômbia, devem estar ainda, segundo analistas, a questão ambiental, a denúncia do narcotráfi­co e o combate à pobreza. Durante a viagem, o papa deve tratar também, ainda que lateralmen­te, da crise na Venezuela, onde o Vaticano tem tentado viabilizar negociaçõe­s entre a oposição e o governo do presidente Nicolás Maduro.

Desde o início do pontificad­o, Francisco tem se envolvido na ação política e diplomátic­a, diferentem­ente de seu antecessor, Bento XVI. “A política é uma das formas mais caras de caridade, porque serve ao bem comum”, disse o argentino ao tornar-se papa em 2013.

Para analistas, essa frase tem marcado o papado do primeiro papa latino-americano da história. “A ação política do papa se dá em termos diplomátic­os”, disse o professor de ciência política da Universida­de de Rosário, Vicente Torrijos.

Além do acordo com a Colômbia e a crise com a Venezuela, o papa promoveu também a retomada das relações diplomátic­as entre Cuba e os Estados Unidos. “O que o papa tem feito é revisar o conceito da Igreja como uma monarquia absoluta”, disse o teólogo da Université Laval, Juan Manuel Torres. O pontífice tem sido um forte crítico do atual modelo econômico que, segundo ele mata e, “somado à corrupção e à falta de ética, faz com que os políticos percam a confiança dos cidadãos”.

 ??  ?? NA WEB
Blog. Acompanhe a visita do papa à Colômbia
estadao.com.br/e/radarpapa
NA WEB Blog. Acompanhe a visita do papa à Colômbia estadao.com.br/e/radarpapa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil