O Estado de S. Paulo

Trump aproxima 800 mil imigrantes da ilegalidad­e.

EUA revogam programa de Obama que desde 2012 favorecia parte do grupo que chegou ao país ilegalment­e com menos de 16 anos

- POST, AFP e EFE / W.

O governo Donald Trump anunciou ontem o fim do programa que permitiu a concessão de visto de residência e trabalho a 800 mil jovens levados para os EUA ilegalment­e com menos de 16 anos. A medida determina um desmonte gradual que dá ao Congresso seis meses para decidir sobre o destino dos imigrantes. Barack Obama, que criou o programa em 2012, considerou a decisão “errada” e “cruel”. _____________

Ao encerrar o Daca (Ação Diferida para Chegada de Crianças, em tradução livre), Trump responde a um processo movido por procurador­es-gerais de nove Estados. Eles alegam que ela é inconstitu­cional. “Não sou favorável a punir crianças, a maioria agora adulta, pelas ações de seus pais. Mas também temos de reconhecer que somos uma nação de oportunida­des, porque somos uma nação de leis”, disse Trump em comunicado.

No fim do ano passado, o instituto Pew Research realizou uma sondagem para saber dos americanos se os indivíduos que chegaram aos EUA quando crianças deveriam permanecer no país. Três quartos dos entrevista­s respondera­m que sim e um terço afirmou que a medida adotada era “muito importante”. Do número total de entrevista­dos, 82% eram eleitores democratas e 60%, republican­os. Centenas

de pessoas protestara­m fora da Casa Branca após o anúncio.

Facebook, Apple, Google e Microsoft criticaram ontem a decisão. Várias vozes do mundo empresaria­l e do setor de tecnologia já tinham pedido na semana passada, por meio de uma carta conjunta, que esses jovens não fossem deportados.

Trump venceu a eleição graças, em grande parte, ao sentimento anti-imigrante. Sua posição dura foi crucial para criar no início uma base que o levou para as primárias e, desde então, se consolidou.

No caso do Partido Republican­o, a oposição ao Daca é complicada. O partido vem lutando para encontrar um equilíbrio entre dois objetivos: atrair a crescente população hispânica dos EUA e respeitar a forte oposição à imigração de muitos eleitores republican­os. O sucesso político de Trump deve-se ao fato de ele ter insistido no último ponto. Aparenteme­nte, ele deixou para o Congresso acomodar os dois extremos. “O Congresso agora tem a oportunida­de de avançar em uma reforma migratória responsáve­l que coloque os empregos e a segurança dos americanos em primeiro lugar”, disse.

O maior problema por trás do debate sobre o Daca para os republican­os é o preço político a ser pago por sua oposição ao programa. “Para ter um sistema legal de imigração que serve aos interesses nacionais, não podemos admitir todos que gostariam de estar aqui. É tão simples quanto isso. Seria uma política de fronteiras abertas e o povo americano rejeitou altamente isso”, disse o secretário de Justiça, Jeff Sessions.

 ?? RUSSELL CONTRERAS/AP ?? Polêmico. Ato em Albuquerqu­e contra decisão de Trump; programa é popular no país
RUSSELL CONTRERAS/AP Polêmico. Ato em Albuquerqu­e contra decisão de Trump; programa é popular no país

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil