O Estado de S. Paulo

ASSAD USA TRIUNFO SÍRIO NO FUTEBOL Seleção da Síria se classifica para a repescagem

- Jamil Chade

Disparos foram ouvidos pelas cidades sírias na noite de ontem. Não era mais um confronto entre forças do governo, rebeldes ou jihadistas. Mas uma população comemorand­o um resultado em campo que poderá aproximar a Síria da Copa do Mundo de 2018, na Rússia.

Jogando contra o Irã, a seleção síria arrancou um empate de 2 a 2 já nos acréscimos, aos 48 minutos do segundo tempo. Na semana passada, a Síria já havia derrotado o Catar por 3 a 1. Com uma combinação de resultados, a equipe conseguiu ficar na terceira colocação em seu grupo e disputará uma repescagem contra Arábia Saudita ou Austrália.

Com o sonho de ir ao Mundial ainda vivo, rapidament­e, a conquista da Síria se transformo­u em um assunto político. O governo de Bashar Assad, denunciado na ONU por crimes contra a humanidade, tentou usar a vitória para reforçar a ideia de que o país está voltando à normalidad­e e o regime está firme.

Dentro do grupo de jogadores, há quem defenda abertament­e o regime. O treinador, Ayman Hakim, costuma ir às entrevista­s coletivas com uma camisa com a foto do ditador. A Fifa, que diz não tolerar qualquer uso político do futebol, não se pronunciou sobre o caso.

Num esforço da propaganda oficial do regime, o time é apresentad­o como a volta do sonho de uma Síria unida. Um dos jogadores, o atacante Firas alKhatib, de fato chegou a fazer campanha no exterior pela oposição e disse que nunca mais jogaria pela seleção enquanto o regime atacasse os rebeldes. Mas retornou a Damasco há poucos meses, sendo recebido como herói.

O jogo decisivo para a Síria se transformo­u em um assunto político. Do outro lado do campo estava justamente o maior aliado de Assad na guerra, o Irã. Rapidament­e, surgiram as suspeitas de que Teerã, para dar apoio a Assad, teria ordenado a seus jogadores que cedessem ao empate.

O português Carlos Queiroz, treinador do Irã, rejeitou qualquer manipulaçã­o de resultados. Sem ter sofrido um só gol em casa durante toda a competição, o Irã acabou cedendo dois em uma só partida.

 ?? LOUAI BESHARA / AFP ?? Festa. Sírios em Damasco comemoram empate com Irã
LOUAI BESHARA / AFP Festa. Sírios em Damasco comemoram empate com Irã

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil