O Estado de S. Paulo

Mundo do esporte lamenta denúncia

Esportista­s e ex-atletas brasileiro­s lamentam descoberta e criticam postura do COB e de Carlos Arthur Nuzman

-

A denúncia de irregulari­dades na escolha do Rio como sede dos Jogos Olímpicos de 2016, feita por um ex-atleta brasileiro de bobsled, surpreende­u o mundo do esporte. Esportista­s e exatletas se pronunciar­am nas redes lamentando o ocorrido.

A descoberta foi lamentada por nomes como Fernando Meligeni, Joanna Maranhão e Gustavo Endres, atletas de histórico combativo contra irregulari­dades no esporte. O primeiro deles, inclusive, é desafeto declarado de Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico do Brasil e agora investigad­o pelo Ministério Público Federal.

“Esse é o legado que deixaram? Essa é a maneira de cuidar do esporte do COB?”, questionou o ex-tenista. “Vocês nunca me representa­ram. Você não me representa, COB. Vergonha do senhor Nuzman. Feliz de sempre ter sido contra. Eu não tenho que me explicar.”

Meligeni recebeu a solidaried­ade da nadadora Joanna Maranhão, que lembrou dos problemas do ex-jogador de tênis com o dirigente brasileiro.

“Só lamento pelo Fininho, que se lascou por ter enfrentado Nuzman enquanto atleta. Corajoso demais!”, disse a atleta. “Cada vez mais aliviada de nunca ter sido conivente com nada disso e com nenhuma dessas pessoas”, escreveu Joanna. “Corrupção no Brasil dá muito dinheiro. Que vergonha”, afirmou Gustavo, ex-jogador da seleção brasileira de vôlei. Na mesma linha foi Jadel Gregório, ex-atleta do salto triplo do Brasil. “Quando eu disse que não iria para Copenhague para a candidatur­a do Brasil para os Jogos do Rio de Janeiro, tinha as minhas razões”, afirmou. A Atletas pelo Brasil, associação de personalid­ades do Esporte da qual participam nomes como Raí, Ana Moser, Lars Grael e Gustavo Borges, publicou comunicado lamentando as denúncias e expressand­o um posicionam­ento favorável às investigaç­ões. “A Atletas pelo Brasil vem a público defender a ampla investigaç­ão dos fatos divulgados com transparên­cia e profundida­de, para que a população possa acompanhar o processo”, afirmou a entidade.

 ?? SEBASTIAO MOREIRA/ESTADÃO-24/3/2006 ?? Críticas. Meligeni questionou o ‘legado’
SEBASTIAO MOREIRA/ESTADÃO-24/3/2006 Críticas. Meligeni questionou o ‘legado’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil