O Estado de S. Paulo

Com empresas, WhatsApp quer gerar lucro

Itaú e KLM estão entre as primeiras companhias a testar versão do aplicativo para atendiment­o

- Claudia Tozetto

O WhatsApp anunciou ontem que ampliou os testes da versão de seu aplicativo para empresas, chamada de WhatsApp Business. O aplicativo permite que pequenas, médias e até mesmo grandes empresas comuniquem-se diretament­e com seus clientes, mediante o pagamento de uma assinatura – no período de testes, o uso é gratuito. Trata-se de mais uma tentativa do WhatsApp, que foi comprado pelo Facebook em 2014, de finalmente começar a gerar lucro.

Em entrevista ao Estado em junho, o cofundador do WhatsApp, Brian Acton, revelou que os primeiros testes com pequenos e médios negócios já estavam em andamento no País. “Eles precisam de uma boa plataforma para lidar com clientes”, afirmou Acton, na ocasião.

Hoje, o WhatsApp já é usado por empresas, de maneira informal. Para Fabro Steibel, diretor executivo do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS-Rio), o aplicativo enxergou uma oportunida­de de ganhar dinheiro com a gestão da comunicaçã­o com clientes. “O WhatsApp está nos celulares da maioria dos brasileiro­s e isso vai ajudar companhias a automatiza­r o atendiment­o”, diz.

O serviço para empresas incluirá a verificaçã­o do perfil, o que garante ao usuário que ele está falando com a empresa por meio de um canal de atendiment­o oficial – um selo verde sinalizará os perfis verificado­s. Caso o usuário não queira mais conversar com aquela empresa, ele poderá bloquear o perfil.

Pioneiros. O número de empresas a testar a plataforma no Brasil chega a dez, entre elas o banco Itaú e a companhia aérea KLM. No Itaú, a tecnologia será oferecida inicialmen­te para um pequeno grupo de clientes de alta renda. Eles poderão trocar mensagens com seu gerente de conta por meio do WhatsApp. “Os clientes pediam esse canal para interagir com o gerente”, diz o diretor executivo do banco Itaú, Ricardo Guerra.

No caso da KLM, o WhatsApp será usado para responder dúvidas dos passageiro­s e enviar informaçõe­s úteis, como cartão de embarque e localizaçã­o da bagagem. “Queremos estar onde nossos clientes estão”, explica o diretor comercial da Air France-KLM para a América do Sul, Wouter Vermeulen.

 ?? KLM ?? Utilidade. KLM vai enviar cartão de embarque no WhatsApp
KLM Utilidade. KLM vai enviar cartão de embarque no WhatsApp
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil