O Estado de S. Paulo

Ian Lasserre canta o vem e vai do mar

Músico soteropoli­tano prepara o lançamento do primeiro álbum solo com o single ‘Maré’

- Pedro Antunes

O mar, quando quebra na praia, é bonito, é bonito, como já cantou Dorival Caymmi. E ele vai, ele vem, num movimento contínuo de marés. Encanta, como um mantra. Na busca por enclausura­r esse feitiço, transformá-lo em música, o músico soteropoli­tano Ian Lasserre dá início ao seu primeiro trabalho solo. “Lá vai ele nadando contra a maré”, canta o artista de 30 anos, de voz solta, hábil por avançar até as notas mais agudas e ardidas, para fazer sentir, no som, o esforço pelo qual o “ele” passa durante essa hercúlea batalha contra as águas.

Maré, a música em questão, é o primeiro single de Sonoridade Pólvora, o álbum a ser lançado nesta terça-feira, 12. A música, que pode ser ouvida com exclusivid­ade do Estado ,é uma das quatro canções do disco assinada apenas por Lasserre, adornada por uma formação mínima, de voz, violão, atabaque, guitarra e baixo.

“É uma canção mântrica”, explica o músico. “Quando a compus, estava em um momento bastante meditativo e ela veio para mim. Aos poucos, fui percebendo que ela narra uma jornada do herói. Não que seja o herói tradiciona­l, mas um personagem que pode transcende­r para um plano interior, que persiste contra a maré.” Na faixa, a jornada se inicia com o mar a empurrá-lo para o caminho errado até que o personagem se torna capaz de caminhar sobre as águas, “como se fossem pedras rígidas”.

Sonoridade Pólvora passou a tomar forma no encontro de Lasserre e o produtor Sebastian Notini, também responsáve­l pela mixagem do disco. Com a música Rio Bahia, publicada no YouTube em 2014, Lasserre chamou a atenção do selo sueco Ajabu. Os dois, então, passaram a gravar juntos. De Notini veio a ideia de manter a sonoridade o mais minimalist­a possível, conta o músico. “Vou parafrasea­r o Notini: ‘no minimalism­o, você consegue absorver o máximo da interpreta­ção de determinad­a música’.” O mar é sempre presente nas composiçõe­s de Lasserre. “Sou fascinado”, ele admite. Em Maré, ele transborda.

 ?? MATHEUS PIRAJÁ ?? O mar da Bahia. Apaixonado pelo oceano, Ian Lasserre canta as águas que enfeitiçam
MATHEUS PIRAJÁ O mar da Bahia. Apaixonado pelo oceano, Ian Lasserre canta as águas que enfeitiçam
 ??  ?? NA WEB Outra Coisa. No blog, ouça a música ‘Maré’estadao.com.br/e/ianmare
NA WEB Outra Coisa. No blog, ouça a música ‘Maré’estadao.com.br/e/ianmare

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil