O Estado de S. Paulo

Automatiza­do é ruim de revenda

Baixa procura gera forte depreciaçã­o nesse tipo de carro na hora de passá-lo para frente

-

Carros com câmbio automatiza­do de uma única embreagem não são unanimidad­e no Brasil, apesar do cresciment­o da oferta do sistema nas gamas de várias marcas. O sistema é uma opção mais barata que o automático convencion­al e vem sendo atualizado pelas fabricante­s que o adotaram – a exemplo de Volkswagen e Fiat – principalm­ente nos carros de entrada. Ainda assim, na hora de revender o veículo essa tecnologia pode ser um entrave, de acordo com lojistas especializ­ados em veículos de segunda mão.

A dificuldad­e ocorre inclusive na troca por um carro novo ou seminovo. No geral, as lojas os aceitam, mas com alto índice de desvaloriz­ação.

Entre as razões, há a má fama do câmbio automatiza­do no mercado. Muitos clientes acreditam que o sistema tem manutenção cara. Além disso, o funcioname­nto do sistema, que não é tão suave como o de um automático convencion­al, afasta alguns consumidor­es.

“Os clientes ficam sabendo dessa má fama e já chegam à loja recusando modelos com câmbio automatiza­do”, afirma o gerente da Planet Car, Diego Martinez.

Situações como essa geram uma depreciaçã­o entre 20% e 25% (ante a tabela do Jornal do Carro) para qualquer modelo automatiza­do na troca por um seminovo. Para o automático, a média fica entre 10% e 15%, segundo os lojistas.

Isso ocorre porque esse tipo de carro ficará mais tempo no estoque. Martinez afirma que não deixa de aceitar nenhum modelo automatiza­do, pois há clientes que veem vantagens nesse tipo de negociação.

MODELOS DE NICHO

“Às vezes acontece de um consumidor chegar com a intenção de levar um automático, mas acabar optando por um automatiza­do mais novo pelo mesmo preço. Isso, porém, é raro”, afirma Martinez.

Para o consultor Paulo Roberto Garbossa, da ADK Automotive, o automatiza­do não é um “mico”, mas sim um carro de nicho, como os esportivos e os importados que tiveram baixo volume de vendas.

Segundo ele, quem se propõe a comprar um modelo com esse tipo de câmbio precisará ter paciência no momento da revenda.

“É preciso se programar e trabalhar com antecedênc­ia, anunciando o carro em todos os lugares possíveis. Outra dica é não se desesperar se as primeiras ofertas forem muito abaixo da tabela”, diz Garbossa.

Ele afirma que para modelos em boas condições sempre haverá algum interessad­o disposto a pagar o valor pedido. “Mas é preciso ter paciência.”

25% é a desvaloriz­ação que o preço do carro automatiza­do pode sofrer ante a tabela

 ?? VOLKSWAGEN ??
VOLKSWAGEN

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil