O Estado de S. Paulo

Clássica modernizad­a

Por R$ 92.990, Indian Chieftain ganha central multimídia na linha 2017

- José Antonio Leme jose.leme@estadao.com

Versão “básica” da família touring, da norteameri­cana Indian, a Chieftain recebeu mudanças na linha 2017 para agradar a um público mais jovem e se equiparar à rival Harley-Davidson Street Glide. Montada em Manaus e tabelada a R$ 92.990, a moto agora traz central multimídia com navegador GPS integrado, tela de 7 polegadas, rádio AM e FM, conexão Bluetooth e entrada USB.

Uma das virtudes do novo sistema é a possibilid­ade de personaliz­ação da tela, que pode ser dividida em duas. Há dezenas de combinaçõe­s de projeção possíveis.

O piloto pode optar por visualizar os mapas do GPS e o computador de bordo, por exemplo. Isso facilita o uso de mais de uma aplicação durante a pilotagem.

De série, há partida sem uso de chave, sistema de som com 100 watts de potência, controle de velocidade de cruzeiro, travamento central das malas laterais, monitorame­nto da pressão dos pneus e ajuste elétrico de altura do para-brisa.

O estilo tipicament­e norteameri­cano exagera nos cromados em todas as partes. As malas laterais têm juntas 65 litros. O velocímetr­o e conta-giros analógicos, que ladeiam a central multimídia, trazem números pequenos e a iluminação vermelha prejudica a visualizaç­ão dos dados à noite.

Com motor bicilíndri­co de 1.811 cm3, que gera 16,4 mkgf (a marca não divulga potência), a Chieftain tem boa disposição para acelerar, apesar dos 391 kg. Os trunfos desse V2 são a baixa vibração em marcha lenta e a boa dissipação de calor mesmo no trânsito, diferentem­ente do padrão de motos com esse tipo de propulsor.

O câmbio de seis marchas tem bom escaloname­nto, mas os engates são longos e é difícil encontrar a posição “neutro”. A embreagem banhada a óleo reduz o esforço do acionament­o do manete, o que é bom no anda e para das cidades.

A posição de guiar é confortáve­l, tanto na altura e largura do guidom quanto na distância das pedaleiras. O banco do garupa também é confortáve­l, mas não tem apoio de lombar, que é vendido como acessório nas autorizada­s da marca.

Para uma moto desse tipo, a Indian Chieftain é bastante ágil e se comporta bem nas curvas, mesmo tendo 2,57 metros de compriment­o.

O chassi de alumínio fundido dá boa rigidez ao conjunto, evitando torções do quadro em trechos mais fechados.

As suspensões, monoamorte­cida a ar na traseira e convencion­al com ar e óleo na dianteira, são confortáve­is e trabalham bem para filtrar as imperfeiçõ­es do piso, mesmo nas vias brasileira­s. Os freios a disco, duplo na frente e simples atrás, com ABS, têm boa potência para parar a moto. Além disso, o funcioname­nto do sistema antitravam­ento não é intrusivo.

 ??  ??
 ??  ?? Malas laterais têm, juntas, 65 litros de capacidade
Malas laterais têm, juntas, 65 litros de capacidade
 ?? FOTOS: INDIAN ?? Sistema multimídia tem tela de 7 polegadas e navegador GPS
FOTOS: INDIAN Sistema multimídia tem tela de 7 polegadas e navegador GPS

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil