O Estado de S. Paulo

Síndrome de grandeza

Por R$ 79.990, Kia Cerato reestiliza­do traz motor da linha HB20 e almeja brigar com médios

- José Antonio Leme jose.leme@estadao.com

Apresentad­o durante o Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro do ano passado, o Cerato reestiliza­do deixou de vir da Coreia do Sul para ser importado do México, por R$ 79.990.

O preço, salgado para um sedã compacto premium – que a Kia, sua fabricante, trata como um médio – traz com ele alguns bons itens de série, mas deixa de fora outros “equipament­os de primeira necessidad­e” nessa faixa de preço de fora. Há ar-condiciona­do com duas zonas de temperatur­a, volante multifunci­onal com ajuste de altura e profundida­de, sensores de obstáculo na frente e atrás, desembaçad­or automático no para-brisa e controlado­r

de velocidade.

No entanto, o carro não traz central multimídia, controle de estabilida­de (ESP) e travamento automático das portas – recurso que, segundo informaçõe­s da Kia, só está disponível nas versões que trazem quatro air bags;

a destinada ao Brasil só é oferecida com dois.

O motor é o 1.6 flexível de até 128 cv, o mesmo da linha Hyundai HB20. Esse propulsor é associado ao câmbio automático de seis marchas, com funções Eco, para economia de combustíve­l, e Sport, para aprimorar o desempenho. O conjunto trabalha bem, mas é fraco para um carro do porte do Cerato. Com o veículo sem passageiro­s e bagagens, ele consegue cumprir seu papel. Caso contrário, o carro fica devendo em agilidade.

O visual impression­a. Há faróis e lanternas enormes de LEDs, invadindo as laterais. Por dentro, o acabamento é bom. O carro traz bancos de couro, painel emborracha­do e iluminação ideal no painel. Não há rebarbas aparentes.

Falta ao Cerato, para ser um carro mais justo, beber na mesma fonte do meio-irmão Hyundai Elantra e adotar um motor 2.0 – ou aceitar a vocação de compacto premium.

 ?? FOTOS: KIA ?? Visual traz novos faróis, lanternas e grade frontal
FOTOS: KIA Visual traz novos faróis, lanternas e grade frontal
 ??  ?? Trasmissão automática traz modos para reduzir consumo de combustíve­l ou melhorar desempenho
Trasmissão automática traz modos para reduzir consumo de combustíve­l ou melhorar desempenho
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil