O Estado de S. Paulo

BofA revisa projeção do PIB para 3% em 2018

Economista­s do banco americano afirmam que consumo será o principal motor do cresciment­o; Fazenda vai revisar previsão de PIB para este ano

- Altamiro Silva Junior

O Bank of America Merrill Lynch dobrou a projeção de cresciment­o para o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2018, de 1,5% para 3%, refletindo os recentes indicadore­s econômicos melhores que o previsto, como a produção industrial de julho, de acordo com relatório divulgado ontem.

Para os economista­s do BofA, David Beker e Ana Madeira, grande parte do corte de juros no Brasil ainda não se refletiu na melhora da atividade, o que deve ocorrer com mais intensidad­e a partir do ano que vem. Recentemen­te, o banco elevou também a projeção para o PIB de 2017, de 0,25% para 0,6%.

O BofA ressalta que o crédito para pessoas físicas está se recuperand­o e o mercado de trabalho também está melhorando, com criação de vagas e redução do desemprego, o que abre espaço para cresciment­o mais vigoroso do consumo. “Esperamos que o consumo privado permaneça como o principal motor para o cresciment­o econômico em 2018", escrevem os dois economista­s no relatório.

Antes da crise política desencadea­da em maio pela delação da JBS, o BofA estava com a previsão de expansão de PIB de 3% para 2018. Mas a turbulênci­a daquele momento levou o banco a reduzir a projeção. Os economista­s ressaltam que a crise acabou gerando menos impacto na confiança dos agentes do que inicialmen­te esperado.

Com isso, a atividade econômica não foi tão afetada como previsto e os dados do PIB do segundo trimestre acabaram surpreende­ndo. “Foi o primeiro trimestre com cresciment­o positivo na comparação anual desde o primeiro período de 2014”, ressalta o banco.

Governo. Ontem, o ministro da Fazenda Henrique Meirelles disse que deve revisar a previsão de cresciment­o do Produto Interno Bruto (PIB) após os dados acima do esperado no segundo trimestre. Segundo ele, a atual projeção, de cresciment­o de 0,5% em 2017 sobre 2016, está com viés de alta.

“Os números estão muito fortes e muito positivos. Estamos, sim, analisando isso com seriedade. A nossa previsão, como todos sabem, é 0,5%, mas esse é um número com viés de alta. Deveremos, sim, estar revisando esse número para a frente”, afirmou Meirelles, após participar da cerimônia de posse do novo presidente da Comissão de Valores Mobiliário­s (CVM), Marcelo Barbosa, no Rio.

 ?? ANDRE DUSEK/ESTADAO ?? Viés de alta. Meirelles diz que previsão de PIB para 2017, de 0,5%, será revisada para cima
ANDRE DUSEK/ESTADAO Viés de alta. Meirelles diz que previsão de PIB para 2017, de 0,5%, será revisada para cima

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil