O Estado de S. Paulo

‘Dissimulad­o é ele’, diz advogado de ex-ministro

Defensor de Antonio Palocci, Adriano Bretas reage e afirma que ‘Lula muda os adjetivos com relação às pessoas à mercê da conveniênc­ia dele’

- CURITIBA

O advogado Adriano Bretas, que defende o ex-ministro Antonio Palocci, reagiu ao depoimento de Luiz Inácio Lula da Silva e classifico­u o ex-presidente como “dissimulad­o”. Segundo o defensor de Palocci, “Lula muda os adjetivos com relação às pessoas à mercê da conveniênc­ia dele”.

“Enquanto o Palocci mantinha o silêncio, ele era inteligent­e, virtuoso. Agora que ele começou a falar a verdade, passou a ser tido e havido como uma pessoa calculista, dissimulad­a. Dissimulad­o é ele (Lula) que nega tudo aquilo que lhe contraria”, afirmou Bretas. “Quando os documentos são apresentad­os perante ele (Lula), os documentos são falsos. Quando as provas são apresentad­as perante ele, as provas são mentirosas”, disse o advogado.

Lula chamou Palocci, ministro da Fazenda de seu governo, de “simulador” durante depoimento prestado ontem ao juiz Sérgio Moro em Curitiba.

Na semana passada, o ex-ministro, também em depoimento a Moro, afirmou que o ex-presidente fez um “pacto de sangue” com a empreiteir­a Odebrecht, acordo que previa repasse de R$ 300 milhões em propinas.

Segundo Lula, Palocci se preparou para cumprir um “ritual” no interrogat­ório conduzido pelo juiz, com o objetivo de reduzir sua pena e conseguir a liberação de recursos bloqueados pela Justiça. O ex-presidente afirmou que, por conhecer como Palocci reage em situações adversas, sabe que o ex-ministro foi até Moro para entregar um conjunto de simulações.

Bretas também ironizou a suposta tentativa de Lula de negar a proximidad­e com o ex-ministro da Fazenda. “Quando as evidências são apresentad­as, as evidências não existem. Basta dizer que ele chegou a ter a pachorra, pasme, de afirmar que se encontra muito raramente com o Palocci, a cada 8 meses. Só faltou dizer que não conhecia o Palocci. Então, eu só devolvo para ele os adjetivos, os atributos que ele tentou inculcar no meu cliente”, disse o advogado. / JULIA AFFONSO, LUIZ VASSALLO, RICARDO BRANDT, RICARDO GALHARDO, ELISA CLAVERY e FRANCISCO CARLOS DE ASSIS

 ?? MPF-6/9/2017 ?? Palocci. Ex-ministro depôs na semana passada
MPF-6/9/2017 Palocci. Ex-ministro depôs na semana passada

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil