O Estado de S. Paulo

Meirelles é ‘lançado’ pelo PSD para 2018

Convite a ministro da Fazenda é feito em almoço e notícia anima mercado financeiro

- Idiana Tomazelli Igor Gadelha / BRASÍLIA / COLABORARA­M MARCELO OSABAKE, DENISE ABARCA e NIVIANE MAGALHÃES

O PSD já trata o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, como seu pré-candidato à Presidênci­a da República em 2018. A bancada do partido fez o convite ontem em almoço na residência do ministro em Brasília, com o aval do presidente licenciado da legenda, o ministro Gilberto Kassab. Segundo os deputados, a reação de Meirelles foi um sorriso, que “vale mais do que duas palavras”, disse o líder do PSD na Câmara, Marcos Montes (MG). A notícia animou o mercado.

O ministro recebeu pouco mais de 20 parlamenta­res do PSD, ao qual é filiado, em sua casa no Lago Sul. De acordo com Montes, ele ouviu a proposta com “entusiasmo” e deu aval para que integrante­s do partido falem de política “em seu nome”. O mercado financeiro reagiu à notícia – o dólar chegou a desacelera­r a alta ante o real –, mesmo com o desmentido publicado por Meirelles em seu perfil no Twitter.

“Eu não sou pré-candidato à Presidênci­a da República”, escreveu. Ainda assim, afirmou ter ficado “muito honrado” com as palavras dos deputados do PSD e disse que seguirá debatendo política econômica com todos os parlamenta­res.

Segundo apurou o Estadão/Broadcast, Meirelles buscou ser cuidadoso no uso das palavras durante o encontro com correligio­nários, justamente para evitar que a notícia tivesse algum impacto em seu trabalho no Ministério da Fazenda. A negativa no Twitter faz parte dessa estratégia. Antes de publicar a mensagem na rede social, o ministro ligou para o líder do PSD para informá-lo sobre como reagiria em público.

A oficializa­ção do convite da bancada do PSD para Meirelles ser candidato foi combinada antes do almoço por integrante­s da cúpula do partido. O objetivo é fazer uma espécie de “prélançame­nto” do nome do ministro e começar a testar seu apoio. A legenda já sabe até qual perfil deseja um vice. “Ele (Meirelles) já tem vinculação muito grande com São Paulo, acho que o vice seria de outra região”, disse Kassab durante evento em São Paulo.

No almoço ontem em Brasília, deputados sugeriram a Meirelles que ele comece a fazer “incursões” nos Estados em busca de apoio para a futura candidatur­a. O objetivo é torná-lo mais conhecido, para além do mercado financeiro. A ideia é que ele se reúna com empresário­s e políticos locais. O primeiro Estado deve ser Minas Gerais.

Exposição. Agentes do mercado consideram que a candidatur­a de Meirelles ganhou força e deve ser formalment­e anunciada no fim do ano ou início de 2018. Antes disso, avaliaram, o ministro estaria muito exposto a críticas. Para outro operador do setor financeiro, a notícia

Convite •

“Ele (Meirelles) começa a se descolar como candidato que tem afinidade com o mercado e com a sociedade. Ele recebeu (o convite) com entusiasmo.”

Marcos Montes

LÍDER DO PSD NA CÂMARA

não ajuda porque representa uma futura saída de Meirelles da Fazenda (ele teria de se desincompa­tibilizar do cargo público até abril do ano que vem), um fator que poderia recrudesce­r a resistênci­a do Congresso

às reformas propostas pelo governo ainda não aprovadas, como a da Previdênci­a.

Interlocut­ores do presidente Michel Temer têm acompanhad­o os movimentos de Meirelles, que já participou de eventos em igrejas evangélica­s e até de batizados, como o da filha do ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho (PMDB), pré-candidato ao governo do Pará, em junho. Esse ingredient­e político tem adicionado tensão à relação entre o ministro e os auxiliares próximos a Temer, que iniciaram um “fogo amigo” na direção do titular da Fazenda.

 ?? ANDRE DUSEK/ESTADÃO-9/9/2017 ?? Preocupaçã­o com mercado. Em reunião, Meirelles foi cauteloso; mais tarde, ministro negou, em rede social, ser candidato
ANDRE DUSEK/ESTADÃO-9/9/2017 Preocupaçã­o com mercado. Em reunião, Meirelles foi cauteloso; mais tarde, ministro negou, em rede social, ser candidato

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil