O Estado de S. Paulo

Lula promete os originais de recibos

João Muniz declarou que recebeu do engenheiro comprovant­es de 2011 a 2015; defesa de Lula diz que vai entregar recibos originais

- / JULIA AFFONSO, RICARDO BRANDT e LUIZ VASSALLO

Os advogados do ex-presidente Lula informaram ao juiz Sérgio Moro que vão entregar os originais dos documentos sobre os aluguéis, entre eles o contrato.

Em declaração por escrito assinada e registrada em cartório, o contador João Muniz Leite afirmou que recebeu comprovant­es de pagamento dos aluguéis, do período entre 2011 e 2015, do apartament­o 121 do edifício Hill House, em São Bernardo do Campo, que é utilizado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A afirmação contradiz o que declarou o engenheiro Glaucos da Costamarqu­es, proprietár­io do imóvel. Ao depor ao juiz Sérgio Moro, Glaucos disse que não recebeu pagamentos refe- rentes aos aluguéis deste período. Os advogados de Lula informaram que vão entregar os originais dos documentos apresentad­os em setembro para comprovar o pagamento dos aluguéis – o contrato de locação e 26 recibos. Além disso, outros seis comprovant­es de 2011 também foram localizado­s e colocados à disposição para que passem por uma perícia.

Os originais foram exigidos por Moro, atendendo ao pedido do Ministério Público, que considerou as cópias dos recibos “ideologica­mente falsas”. Os procurador­es apontaram que os recibos tinham datas inexistent­es, como 31 de novembro, e erros de português. A defesa de Lula também pediu a Moro que, “por cautela”, seja designada audiência formal para a entrega desses documentos na presença de perito habilitado.

Outro documento entregue a Moro contraria a informação fornecida por Glaucos de que os aluguéis só passaram a ser pagos após visitas do advogado e compadre de Lula, Roberto Teixeira, e do contador. A visita do advogado teria ocorrido, segundo ele, em novembro de 2015, e a do contador no mês seguinte. O hospital Sírio-Libanês afirmou ontem não ter registros da entrada de Teixeira no período citado e informou que apenas o contador fez três visitas a Glaucos, em 3 de dezembro de 2015 e nos dois dias seguintes.

Recibos. Na declaração, Muniz afirmou que prestou serviços contábeis para Glaucos entre 2010 e 2015, incluindo a “elaboração das guias do carnê-leão referentes ao recebiment­o de aluguéis auferidos pelo mesmo em relação à locação de um apartament­o para dona Marisa Letícia Lula da Silva”. O contador disse que recebia do engenheiro, “periodicam­ente, os recibos relativos aos pagamentos dos aluguéis por parte da sra. Marisa Letícia Lula da Silva, de 2011 a 2015, os quais serviam também para dar lastro à declaração de Imposto de Renda”.

Muniz confirmou que esteve no hospital em 2015. “Não correspond­e à verdade que naquela oportunida­de eu teria colhido do sr. Glaucos as assinatura­s em todos os recibos relativos à locação para a sra. Marisa Letícia Lula da Silva, e sim em apenas alguns meses, que embora tivéssemos os recibos, os mesmos não estavam assinados.”

O contador disse ainda que, de 2011 a 2015 também elaborou “as guias relativas ao ‘carnê-leão’ que eram recolhidos mensalment­e pelo sr. Glaucos em relação aos recebiment­os de locação”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil