O Estado de S. Paulo

Aécio se diz injustiçad­o e quer mandato de volta

- COM LEONEL ROCHA E ANA POMPEU. ANDREZA MATAIS TWITTER: @COLUNADOES­TADAO COLUNADOES­TADAO@ESTADAO.COM POLITICA.ESTADAO.COM.BR/BLOGS/COLUNA-DO-ESTADAO/

Osenador afastado Aécio Neves (PSDB-MG) conversou por telefone com tucanos após a decisão do Supremo de submeter ao Congresso medidas cautelares contra parlamenta­res. Aécio manteve o discurso de que foi injustiçad­o e disse ter esperança de recuperar o mandato e a liberdade. A Primeira Turma do Supremo proibiu o tucano de sair de casa à noite. Senadores avaliam que a primeira resposta da Casa ao Supremo será devolver o mandato a Aécio. O Senado mantém o entendimen­to de que é inconstitu­cional afastar congressis­ta.

» Sem susto. O Planalto avaliou como a “solução esperada” a decisão do Supremo sobre medidas cautelares. O PSDB não gostou. “O STF criou um dispositiv­o constituci­onal sem que esta seja a sua função”, diz o líder Paulo Bauer (SC).

» #ficaadica. A ministra Rosa Weber soube pelo colega Gilmar Mendes que a Primeira Turma do Supremo é chamada de “câmara de gás”. Ele a alertou que, se mantiverem o ritmo, serão conhecidos como “gaiola das loucas”. A ministra não entrou na provocação.

» Os fatos. Foi a decisão da Primeira Turma de afastar Aécio Neves do mandato e determinar seu recolhimen­to noturno que iniciou a crise institucio­nal entre Congresso e Supremo.

» Manda pra cá. Ao contrário do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, o presidente do Senado, Eunício Oliveira, não vai sustar a análise de MPs até a aprovação de emenda que define o rito para essas votações.

» Mas... As MPs só correm risco no Senado se chegarem da Câmara para análise faltando 15 dias para caducarem. Nesse caso, serão devolvidas ao Executivo.

» Saída. A cúpula do PMDB quer aprovar na convenção do partido marcada para novembro a tese de fim do voto obrigatóri­o. Setores da sigla avaliam que essa seria uma boa alternativ­a para derrotar Lula, líder nas pesquisas, por considerar que o PT perderia eleitor com a mudança.

» Em curso. Uma emenda do presidente do partido, senador Romero Jucá (RR), está em discussão na CCJ no Senado.

» Pode ser. As mudanças nas regras eleitorais precisam ser aprovadas um ano antes do pleito, mas o TSE diverge sobre se o voto obrigatóri­o entra na regra. Dizem que se o Congresso votar a PEC caberá ao Supremo decidir a validade.

» Faça! O Ministério das Comunicaçõ­es determinou à Anatel que reabra o prazo para discussão com as operadoras sobre o valor que elas devem pagar antes de renovar as concessões.

» DNA. A avaliação de técnicos da Anatel é de que a medida foi feita para a Oi. A determinaç­ão partiu do secretário de telecomuni­cações, André Borges, ex-Oi.

» Com a palavra. Borges diz que não escreveu o texto para atender a Oi e que ter trabalhado nela lhe deu experiênci­a para ocupar o cargo no ministério. » Demorou. O desembarga­dor Ney Bello levou uma semana para enviar à juíza Rogéria Debelli o habeas corpus proposto pela defesa de Gustavo Ferraz, preso junto com Geddel Vieira Lima. Na semana passada ela pediu vista do processo.

» Nem ligo. O desembarga­dor disse que enviou só ontem por não ser uma prioridade, já que o pedido de liberdade já foi negado.

 ??  ?? SINAIS PARTICULAR­ES. Aécio Neves, senador afastado
SINAIS PARTICULAR­ES. Aécio Neves, senador afastado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil