O Estado de S. Paulo

Delegado é afastado após buscas na casa do filho de Lula

Polícia diz que recebeu denúncia anônima de uso de drogas, não achadas; governo de SP afirma que vai investigar o caso

- José Maria Tomazela

A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo determinou ontem o afastament­o do delegado da Polícia Civil Rodrigo Galazzo, que liderou operação que realizou buscas na residência do filho adotivo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Marcos Cláudio Lula da Silva, para verificar denúncias de suposto uso de drogas no local. Por ordem do secretário Mágino Alves Barbosa, foi aberto procedimen­to administra­tivo “para apurar em que condições ocorreu a diligência de buscas”.

Galazzo disse ontem que está impedido de se manifestar sobre as investigaç­ões. Afirmou, no entanto, que “aqui tudo é investigad­o”, numa referência à denúncia anônima que teria dado origem ao pedido de buscas, autorizado pela Justiça.

O delegado disse que tinha recebido “ordens superiores” para não falar a respeito das investigaç­ões e recomendou à reportagem que se dirigisse à Secretaria da Segurança Pública. Um investigad­or que participou da operação disse à reportagem, sob o compromiss­o de não ser identifica­do, que as denúncias eram ricas em detalhes. “Quan- do iniciamos as buscas, muita coisa batia”, afirmou.

As buscas foram realizadas anteontem, com autorizaçã­o judicial. A polícia alegou ter recebido denúncias sobre suposto uso de drogas na casa. Os agentes não encontrara­m entorpecen­tes no local, mas apreendera­m computador e mídias. Uma juíza de Paulínia mandou devolver o material.

Na manhã de ontem, deputados estaduais do PT pediram ao secretário da Segurança Pública esclarecim­entos sobre a ação realizada em Paulínia. Em nota assinada pelo deputado Alencar Santana Braga, líder da bancada na Assembleia, o PT afirmou que o delegado teria agido com clara finalidade política de perseguir Lula e sua família.

Defesa. “A busca e apreensão, feita a partir de denúncia anônima e sem base, não encontrou no local o porte de qualquer bem ou substância ilícita, o que é suficiente para revelar o caráter abusivo da medida”, afirmou o advogado Cristiano Zanin Martins, que defende a família do ex-presidente.

Marcos Cláudio é filho do primeiro casamento de Marisa Letícia, mulher de Lula morta em fevereiro deste ano, e foi “adotado” pelo ex-presidente. Psicólogo e empresário, trabalhou na prefeitura de São Bernardo do Campo entre 2009 e 2012. Naquele ano, elegeu-se vereador na cidade do ABC paulista com 3.882 votos. Em 2016, não se reelegeu.

 ?? EPITACIO PESSOA/ESTADAO ?? Paulínia. Condomínio onde mora o filho do ex-presidente
EPITACIO PESSOA/ESTADAO Paulínia. Condomínio onde mora o filho do ex-presidente

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil