O Estado de S. Paulo

Conmebol adota árbitro de vídeo em jogos finais

- Paulo Favero

Enquanto a Confederaç­ão Brasileira de Futebol (CBF) vem adiando a adoção da tecnologia da assistênci­a arbitral por vídeo (VAR, na sigla em inglês), a Conmebol (Confederaç­ão Sul-Americana de Futebol) anunciou que vai utilizar a novidade nas semifinais e finais da Copa Libertador­es deste ano e na decisão da Copa Sul-Americana.

“Ninguém está colocando o árbitro de vídeo para fazer política, é algo sério. Claro que os erros vão seguir, mas os árbitros passarão a ter um ‘seguro’ contra grandes erros”, explica Wilson Seneme, presidente da Comissão de Árbitros da Conmebol. “A gente espera que todo mundo siga vibrando com o futebol. Queremos minimizar os erros claros, as polêmicas de boteco vão continuar existindo.”

A entidade não revela quanto será investido no projeto, que ela mesmo chama de experiment­al. Recentemen­te, a Conmebol conseguiu uma redução no imposto para a entrada dos equipament­os nos países que receberão os jogos – foi contratada uma empresa, a Mediapro, que tem experiênci­a no ramo.

Para a próxima edição da competição já existem algumas pendências que vão servir de parâmetros. A começar pela iluminação dos estádios. Os campos que tenham refletores mais precários precisarão fazer uma modernizaç­ão para se adequar às exigências do VAR. Assim, é possível que os estádios tenham de se adequar a essas exigências para receber as partidas.

Nuno Pereira, gerente de projeto da Mediapro, lembra que em cada estádio haverá o VOR (Video Operation Room), espaço onde os profission­ais analisam as imagens e se comunicam com a arbitragem do jogo. “Ninguém pode entrar lá, só quem faz parte do processo. Tudo lá dentro é filmado, inclusive com as vozes”, avisa.

Segundo Seneme, a Conmebol busca mais transparên­cia. “É a mínima interferên­cia para ter o máximo benefício. O árbitro tem de estar convencido de que isso é bom para ele. Vai ter alguém que vai salvar sua carreira, o jogo, o investimen­to dos clubes e a paixão do torcedor.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil