O Estado de S. Paulo

Empresa vai ao STF contra ex-procurador­a da Venezuela

Após divulgação de vídeos de delações por Luisa Ortega, empreiteir­a pede que ela seja impedida de revelar dados sob sigilo

- / B.B.

A Odebrecht formalizou ontem uma reclamação no Supremo Tribunal Federal contra a exprocurad­ora-geral da Venezuela Luisa Ortega Díaz. A empreiteir­a pede que ela seja impedida de divulgar informaçõe­s sigilosas da delação da empresa e devolva o material que ainda possui e está protegido por segredo de Justiça.

A empreiteir­a já tinha recorrido ao STF para pedir “medidas cabíveis” para apurar o vazamento de informaçõe­s sobre o conteúdo da delação firmada em 2016. A empresa alega que os vazamentos atrapalham as investigaç­ões e colocam em risco a integridad­e dos executivos que aceitaram colaborar. “Oobjetivo dessas medidas é preservar a autoridade de uma decisão do STF que, acima de tudo, objetivou resguardar a soberania de outros países em relação aos seus problemas”, afirmou o advogado Rodrigo Mudrovitsc­h, que representa a empresa no STF. A empresa não deixou claro como espera que o tribunal impeça Ortega de publicar novos vídeos. Ela vive na Colômbia, exilada com seu marido.

Ortega divulgou neste mês, no Twitter, vídeos da delação do executivo Euzenando Azevedo. Em depoimento à PGR, ele fala sobre um pagamento de US$ 35 milhões para a campa- nha de Nicolás Maduro. Em entrevista ao Estado, em Genebra, ela afirmou que publicaria uma série de dados sobre a corrupção no governo Maduro em resposta à tentativa do regime de deter seu marido.

A Odebrecht e a PGR acertaram que o conteúdo internacio­nal da delação ficaria sob sigilo por seis meses após a assinatura do acordo para preservar a identidade dos executivos e garantir a eficácia das investigaç­ões. O prazo foi ampliado pelo ministro Edson Fachin, a pedido da PGR. A defesa da Odebrecht diz que é preciso adotar medidas “mais duras” contra os responsáve­is, que já teriam sido identifica­dos. Procurada pelo

Estado ontem, Ortega não respondeu a questões sobre a tentativa de silenciá-la.

 ?? MIGUEL GUTIÉREZ/EFE ?? Na posse. Manifestan­te com cartaz de Chávez em Caracas
MIGUEL GUTIÉREZ/EFE Na posse. Manifestan­te com cartaz de Chávez em Caracas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil