O Estado de S. Paulo

‘Resultados esportivos têm peso incalculáv­el’

- Luis Filipe Santos presidente do Bahia

Aos 36 anos e presidente do Bahia, Marcelo Sant’Anna é o mais jovem mandatário entre os 20 clubes da Série A. Ele está no cargo desde 2014, é formado em marketing e jornalismo e tenta evitar o rebaixamen­to do seu time. Ao Estado, Sant’Anna fala sobre os três anos à frente do cargo.

Quais as principais mudanças realizadas em sua gestão?

O renascimen­to do Bahia passa pela democracia, conquistad­a em meados de 2013, e que veio casada com o profission­alismo. O clube tem uma estrutura organizaci­onal simples, operaciona­l e eficiente. Contratamo­s profission­ais motivados e especialis­tas nas áreas. Este ano, por exemplo, vamos concluir a recuperaçã­o do patrimônio do clube, que passará a ter dois centros de treinament­o: Fazendão e Cidade Tricolor. É o maior investimen­to financeiro do Esporte Clube Bahia em décadas.

Como está o Bahia no aspecto financeiro?

Em processo de reestrutur­ação. Os passivos trabalhist­as e cíveis são muito altos. Somados, superam R$ 50 milhões. O ato trabalhist­a nos ajuda e, felizmente, aderimos ao Profut e cumprimos a lei, parcelando débitos fiscais e tributário­s. Que realmente exista rigor no cumpriment­o e na fiscalizaç­ão da lei, além de penas a quem descumprir. Não dá para, digamos, o fair-play financeiro ser praticado somen- te por parte de clubes que disputam o mesmo campeonato.

Qual a importânci­a de escapar do rebaixamen­to em 2017 para concretiza­r o cresciment­o do clube?

Grande. Na cultura brasileira, os resultados esportivos têm peso incalculáv­el comparados às conquistas administra­tivas, financeira­s ou patrimonia­is.

Como a maioria dos clubes são associa- ções esportivas, onde não existe a figura do dono para responder com o patrimônio ou na Justiça, a maioria faz qualquer coisa pelo sonho de ser campeão. Os resultados são dívidas surreais. O sucesso de clubes que praticam boa gestão mostrará ao torcedor que há outro caminho para ser campeão. Mais lento, porém certamente mais seguro e duradouro.

 ?? FELIPE OLIVEIRA-15/1/2017 ??
FELIPE OLIVEIRA-15/1/2017

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil